O sono é a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, que mantem o corpo e a mente em um repouso normal e periódico. É considerado um período de descanso. O Dia Internacional do Sono, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e visa alertar tanto a área de saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade.
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, maus hábitos de sono, estresse, ansiedade, depressão, falta de exercícios físicos, dor crônica e uso de certos medicamentos.
“Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado.” afirma Madalena. Madalena Feliciano listou alguns hábitos que irão te ajudar a combater a insônia:
Adotar horários regulares de sono.
Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. Procure sempre ter uma hora certa para ir para cama.
Evitar dormir durante o dia.
Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno.
Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.
A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor, mas pode causar agitação. Por isso é melhor exercitar-se até seis horas antes de dormir.
Evitar bebidas com cafeína à noite.
Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir. Opte por bebidas quentes que não contém cafeína.
Comer alimentos leves no jantar.
Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves, como um lanche natural, são mais indicados para induzir o sono. Nunca durma de estômago vazio.
Diminuir a exposição à luz durante à noite.
Ao escurecer, começamos a produzir melatonina — hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. Lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção de melatonina, e devem ser reguladas ou evitadas durante à noite. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto.
Fazer atividades relaxantes à noite.
Um banho morno cerca de duas horas antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir para isso.
Pratique sempre um “ritual” antes de dormir, ex; tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai te preparar “mentalmente” para o sono.
Se você está muito ansioso ou pensando em muitas coisas, pegue um papel e escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama.
Procure Ajuda de um Especialista
Se ainda assim, sua dificuldade para dormir persistir, procure ajuda!
Para quem tem ansiedade, insônia, a hipnoterapia é uma ótima alternativa para ter alívio rápido. O transe da hipnose equivale a horas do sono e, caso o paciente queira, é possível auxiliar na prevenção de outros problemas durante o sono”, afirma Madalena. A auto hipnose é excelente para relaxar e dormir bem é um método bastante eficaz, sem necessariamente precisar tomar remédios ou outras intervenções, além de ser extremamente tranquilizador.
Fonte : Madalena Feliciano é Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia.
Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.
Comentários
Postar um comentário