Em toda organização há aqueles funcionários que se destacam não só pela competência, mas também pelo talento e engajamento. Por volta de 20% dos profissionais das empresas se encaixam neste grupo e são os chamados altos potenciais.
Isso porque, são pessoas que reúnem atributos e habilidades que, no futuro, as levarão até o topo da hierarquia corporativa.
Mas como saber se alguém tem todo este potencial? Confira 6 pistas de que você é um alto potencial:
1 Interesse em se desenvolver
Você está sempre em busca de desenvolvimento profissional? Mantém o radar ligado para novos cursos ou recursos para aprimorar o seu trabalho? Se a resposta for sim, esta é a primeira pista de que você pode ser, sim, um alto potencial.
Para 44% dos entrevistados, esta é uma das características mais marcantes deste grupo de pessoas. “São pessoas que estão continuamente pensando em como se desenvolver”.
2 Autoconhecimento estratégico
Para saber que habilidades e competências necessitam de um investimento maior, é essencial contar também com o autoconhecimento.
Conhecer seus pontos fortes e fracos é um dos primeiros passos para elaborar um diagnóstico realista do momento profissional, antes de decidir que rumo dar ao desenvolvimento das suas habilidades.
3 Foco na ascensão profissional
Não basta ser competente, é preciso querer, e muito, chegar às mais altas posições de uma organização. “As pessoas podem achar que todo mundo quer isso, mas não é bem assim”. A ambição foi citada por 37% dos entrevistados como atributo marcante em quem tem alto potencial.
É claro que a escalada de carreira tem seu bônus, mas nem sempre o profissional está disposto também a enfrentar o ônus. Trabalhar por mais horas todos os dias, sacrificar fins de semana, assumir mais responsabilidades. “É a pessoa que sabendo que vai ter nível de cobrança maior está disposta a pagar o preço”.
4 Planejamento estratégico
“É enxergar além do curto prazo, além da sua área e entender as inter-relações entre o seu departamento e o negócio da empresa.. E, é claro, nem todo funcionário está disposto a levantar a sua cabeça e olhar além da sua baia.
Por isso, 30% dos entrevistados disseram que a capacidade de planejamento estratégico está entre as características que saltam aos olhos na hora de perceber quem tem grande potencial na carreira.
E quem tem esta habilidade é capaz de passar por todas as etapas que o processo demanda: visão do todo, planejamento a partir do cenário que se apresenta, aspirações estratégicas e planos operacionais.
5 Habilidade para liderar
Ainda que não sejam chefes, os profissionais de alto potencial já dão sinais de que poderão se tornar ótimos líderes dentro da organização. “São pessoas que lideram pela sua influência, pelo seu conhecimento, pelo exemplo que dão”.
As pessoas de alto potencial que já estão em cargo de chefia confirmam seu alto potencial em momentos chave: como contratam, como promovem e reconhecem e como demitem. Segundo Santos, os critérios usados pelos chefes nestes momentos, é que vão definir o potencial dele para subir na organização.
6 Facilidade de relacionamento
Relacionar-se bem com subordinados, colegas e chefes é também uma característica dos profissionais de alto potencial, de acordo com 20% dos entrevistados. “Uma das habilidades mais críticas, para os chefes, por exemplo, é saber ouvir”.
Isso porque, são pessoas que reúnem atributos e habilidades que, no futuro, as levarão até o topo da hierarquia corporativa.
Mas como saber se alguém tem todo este potencial? Confira 6 pistas de que você é um alto potencial:
1 Interesse em se desenvolver
Você está sempre em busca de desenvolvimento profissional? Mantém o radar ligado para novos cursos ou recursos para aprimorar o seu trabalho? Se a resposta for sim, esta é a primeira pista de que você pode ser, sim, um alto potencial.
Para 44% dos entrevistados, esta é uma das características mais marcantes deste grupo de pessoas. “São pessoas que estão continuamente pensando em como se desenvolver”.
2 Autoconhecimento estratégico
Para saber que habilidades e competências necessitam de um investimento maior, é essencial contar também com o autoconhecimento.
Conhecer seus pontos fortes e fracos é um dos primeiros passos para elaborar um diagnóstico realista do momento profissional, antes de decidir que rumo dar ao desenvolvimento das suas habilidades.
3 Foco na ascensão profissional
Não basta ser competente, é preciso querer, e muito, chegar às mais altas posições de uma organização. “As pessoas podem achar que todo mundo quer isso, mas não é bem assim”. A ambição foi citada por 37% dos entrevistados como atributo marcante em quem tem alto potencial.
É claro que a escalada de carreira tem seu bônus, mas nem sempre o profissional está disposto também a enfrentar o ônus. Trabalhar por mais horas todos os dias, sacrificar fins de semana, assumir mais responsabilidades. “É a pessoa que sabendo que vai ter nível de cobrança maior está disposta a pagar o preço”.
4 Planejamento estratégico
“É enxergar além do curto prazo, além da sua área e entender as inter-relações entre o seu departamento e o negócio da empresa.. E, é claro, nem todo funcionário está disposto a levantar a sua cabeça e olhar além da sua baia.
Por isso, 30% dos entrevistados disseram que a capacidade de planejamento estratégico está entre as características que saltam aos olhos na hora de perceber quem tem grande potencial na carreira.
E quem tem esta habilidade é capaz de passar por todas as etapas que o processo demanda: visão do todo, planejamento a partir do cenário que se apresenta, aspirações estratégicas e planos operacionais.
5 Habilidade para liderar
Ainda que não sejam chefes, os profissionais de alto potencial já dão sinais de que poderão se tornar ótimos líderes dentro da organização. “São pessoas que lideram pela sua influência, pelo seu conhecimento, pelo exemplo que dão”.
As pessoas de alto potencial que já estão em cargo de chefia confirmam seu alto potencial em momentos chave: como contratam, como promovem e reconhecem e como demitem. Segundo Santos, os critérios usados pelos chefes nestes momentos, é que vão definir o potencial dele para subir na organização.
6 Facilidade de relacionamento
Relacionar-se bem com subordinados, colegas e chefes é também uma característica dos profissionais de alto potencial, de acordo com 20% dos entrevistados. “Uma das habilidades mais críticas, para os chefes, por exemplo, é saber ouvir”.
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