Pular para o conteúdo principal

5 comportamentos que podem anular seu futuro promissor



De um lado a trilha que leva a um futuro brilhante na carreira. Do outro, comportamentos que podem enterrar os planos de ascensão profissional, quando levados ao extremo por situações limite.

Se alguns profissionais já se destacam logo no início de carreira por conta do alto potencial que trazem consigo, a regra para não colocar tudo a perder é ficar atento a tendências de comportamento disfuncional. 

1 Arrogância
Recente pesquisa identificou que a arrogância é o pior dos mundos para uma pessoa com grande potencial de carreira.
“Se por um lado é bom ter ambição de carreira, o risco para um profissional de alto potencial é assumir uma atitude arrogante e menosprezar a necessidade de desenvolvimento”.
Achando- se o melhor e o mais preparado funcionário do escritório, a pessoa não evolui porque não enxerga suas deficiências. Falta-lhe um aspecto essencial para as pessoas de sucesso: autoconhecimento estratégico. “E então este profissional não se desenvolve porque fica deitado em berço esplêndido”. 

2 Excesso de autocrítica
Oposta à arrogância, a autocrítica também pode ser grande vilã se exacerbada. Na dose certa é importante para tornar o profissional mais preparado e produtivo, mas em excesso prejudica, e muito. “Trava a pessoa a ponto de ela não conseguir se desenvolver”.

3 Temperamento explosivo
Geralmente as pessoas de alto potencial mostram paixão no trabalho. Isso é ótimo e encurta o caminho até o sucesso. Mas, atenção à intensidade.
“Pessoas muito intensas têm esse lado mais explosivo e sofrem altos e baixos”. Ou seja, é aquele tipo de pessoa que em um minuto está empolgadíssima e no outro parece um vulcão em erupção.

4 Ingenuidade extrema
É certo que um profissional que se destaca pelo potencial que apresenta ganha a atenção de colegas. E, no mundo corporativo, ser o centro das atenções nem sempre traz só vantagens. “Quando entra na corrida de carreira e passa a virar o foco, a ingenuidade atrapalha”. É que os ingênuos não mantêm radar ligado para as puxadas de tapete que podem vir a sofrer. Por isso, um pouco de desconfiança vai bem, nesses casos.

5 Cautela demais, posicionamento de menos
Se uma decisão precipitada raramente é o problema de uma pessoa muito cautelosa, a falta de posicionamento atrapalha a sua carreira. Também são profissionais que inovam muito pouco.
“Pessoas que vão de acordo com a maré e não se posicionam podem sobreviver ao mundo corporativo porque não se compromete mas tendem a ser preteridas em uma promoção porque também não aparecem”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…