Pular para o conteúdo principal

7 Dicas para uma carreira de sucesso



Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.

Como sabemos, não existe mágica, ou então um atalho para o sucesso. Apesar disso, alguns ingredientes são fundamentais e podem ser determinantes no alcance dos seus objetivos profissionais e nós consultamos especialistas para descobrir quais são eles.

Confira:

1. TENHA PAIXÃO PELO QUE FAZ
Antes de mais nada, é preciso trabalhar com prazer. O emprego ideal sempre reúne o que você sabe fazer com o que você gosta de fazer.

2. TENHA CLAREZA NOS SEUS OBJETIVOS
Ao menos no médio prazo, é fundamental conhecê-los claramente e traçar planos para alcançá-los. Lembre-se: ter objetivo é ter motivação.

3. FIQUE ANTENADO NAS TENDÊNCIAS
O profissional de sucesso deve compreender quais mudanças a economia ou as relações políticas internacionais podem provocar em sua carreira, bem como que tendências a sua área seguirá após as constantes transformações.

4. SEJA PERSEVERANTE
Não desista da carreira com que se identifica por causa das dificuldades. Avalie suas finanças e, se for o caso, faça uma opção provisória para, no futuro, alcançar seu real objetivo.

5. CONSTRUA UMA REDE PROFISSIONAL
Ser bem relacionado e lembrado no mundo dos negócios também é condição para o sucesso. Além da troca de informações, a rede de relacionamento profissional pode proporcionar grandes negócios.

6. TENHA FOCO EM RESULTADOS
Não espere ser promovido para sugerir ideias ou colocá-las em prática. O foco em resultados é um dos principais fatores de aceleração de desenvolvimento da carreira. Por isso a importância de saber qual é o seu melhor talento e onde poderá usá-lo. É descobrindo o seu ponto forte que você vai se destacar.

7. ESCOLHA UM MENTOR
Identifique quem pode lhe transferir as melhores experiências no universo empresarial. Depois, seja parceiro do seu “mentor”. É aconselhável criar vínculo com um profissional que saiba dar feedback de maneira positiva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me