A demanda por habilidades comportamentais muda de acordo com a evolução do profissional. O que o leva a uma promoção hoje pode não ser mais tão necessário quando você for um veterano de carreira.
Cada etapa da trajetória pede atitudes específicas para quem está em busca de ascensão profissional. Confira quais são os comportamentos que devem ser desenvolvidos.
1 Capacidade para conseguir enxergar o todo, e não apenas parte do processo
“Eu sempre falo que um técnico nota 10 pode vir a ser um gerente nota 1 se ele não desenvolver as habilidades necessárias para exercer a função”.
O primeiro ponto, é ampliar a percepção. “Como o funcionário no nível operacional executa a tarefa em si, muitas vezes não entende a dinâmica inteira da empresa”.
A dica é passar a prestar atenção no funcionamento da estrutura do seu departamento e de toda a empresa. Comece decifrando o caminho e o efeito dos habituais relatórios (ou documentos) que você produz, por exemplo.
2 Perceber problemas e suas implicações
Identificou um problema? Antes de bater à porta do chefe, dedique alguns minutos para a sugestão de soluções baseadas nas implicações daquela situação.
3 Apontar alternativas de soluções
“Ao começar a perceber as implicações dos problemas é possível apontar alternativas e soluções”. Ou seja, pensar nas possíveis consequências do problema identificado é aumentar as chances de propor soluções mais efetivas.
4 Habilidade em relações interpessoais
Além de desempenhar bem a função, é preciso se relacionar bem no escritório e tentar ganhar a admiração de pares e superiores por meio do comportamento. “Quando o profissional coloca seu foco apenas na sua capacidade técnica, chega a um ponto em que a admiração pela sua competência se esgota”. Se o objetivo é conquistar o primeiro cargo de gestão, a atitude e o traquejo social devem ser fortalecidos.
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