Pular para o conteúdo principal

As habilidades necessárias para um salto de carreira em 2014


A demanda por habilidades comportamentais muda de acordo com a evolução do profissional. O que o leva a uma promoção hoje pode não ser mais tão necessário quando você for um veterano de carreira.

Cada etapa da trajetória pede atitudes específicas para quem está em busca de ascensão profissional. Confira  quais são os comportamentos que devem ser desenvolvidos.

1 Capacidade para conseguir enxergar o todo, e não apenas parte do processo

“Eu sempre falo que um técnico nota 10 pode vir a ser um gerente nota 1 se ele não desenvolver as habilidades necessárias para exercer a função”.

O primeiro ponto, é ampliar a percepção. “Como o funcionário no nível operacional executa a tarefa em si, muitas vezes não entende a dinâmica inteira da empresa”.

A dica é passar a prestar atenção no funcionamento da estrutura do seu departamento e de toda a empresa. Comece decifrando o caminho e o efeito dos habituais relatórios (ou documentos) que você produz, por exemplo.

2 Perceber problemas e suas implicações

Identificou um problema? Antes de bater à porta do chefe, dedique alguns minutos para a sugestão de soluções baseadas nas implicações daquela situação.

3 Apontar alternativas de soluções

“Ao começar a perceber as implicações dos problemas é possível apontar alternativas e soluções”. Ou seja, pensar nas possíveis consequências do problema identificado é aumentar as chances de propor soluções mais efetivas.

4 Habilidade em relações interpessoais

Além de desempenhar bem a função, é preciso se relacionar bem no escritório e tentar ganhar a admiração de pares e superiores por meio do comportamento. “Quando o profissional coloca seu foco apenas na sua capacidade técnica, chega a um ponto em que a admiração pela sua competência se esgota”. Se o objetivo é conquistar o primeiro cargo de gestão, a atitude e o traquejo social devem ser fortalecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me