Pular para o conteúdo principal

10 comportamentos que te tornarão um profissional melhor

Se você quer desenvolver uma carreira de impacto, ser considerado um profissional incrível nas empresas por onde passar, abrir várias portas e oportunidades e se tornar uma pessoa bem-sucedida, saiba que só existe uma forma de fazer isso: com trabalho duro! A vida não é fácil, amiguinhos, mas a gente aposta que o esforço vai valer a pena quando você chegar lá. É como fazer uma tilha até uma cachoeira, o final é recompensador!
E vamos deixar claro: não existe atalho para o sucesso. Mas chegar lá também não é uma missão tão complicada. Separamos 10 dicas básicas, o verdadeiro arroz e feijão de como se tornar um profissional melhor, para você dar os primeiros passos da sua jornada.

Seja pontual, sempre!

A pontualidade é extremamente importante para a sua vida. Ela mostra que você está dando o devido valor aos seus compromissos, seja uma entrevista de emprego, uma reunião, o horário de entrada no trabalho, um almoço de negócios ou a hora de entrega de um job. Além disso, estar sempre no horário demonstra que você é capaz de gerenciar o seu tempo e os seus projetos, e que você cumpre o que foi combinado.

Pare de falar “eu acho” no trabalho

Se quer ser um profissional melhor, evite achismos. Quando você for dar a uma opinião, sugestão ou ideia no trabalho, sempre procure entender o máximo possível o que está acontecendo e embase o que você tem a dizer com informações (dados, pesquisas, referências, etc.). Acredite, seu líder não irá apostar numa ideia só porque você “acha” que vai dar certo.

Seja uma pessoa que os colegas podem contar

Sempre arrume um tempo para ajudar as pessoas com quem você trabalha, mesmo que isso não faça parte das suas tarefas. Isso poderá te render muitas oportunidades no futuro. “É preciso tão pouca energia para responder perguntas, fornecer referências, abrir portas, etc., para pessoas que precisam da sua ajuda, mesmo que isso não lhe ofereça nada em troca de imediato. Seus esforços serão recompensados no futuro de forma totalmente inesperada”, afirma o empresário Scott Wainner, empresário fundador da Fareness.

Não entre na roda da fofoca

Quando as pessoas estão desmotivadas no trabalho, elas geralmente começam a reclamar e fofocar nos corredores da empresa. E quanto mais fazem, mais insatisfeito eles ficam, deixando o ambiente de trabalho ainda mais negativo. Não caia nesse poço sem fundo – fique fora de conversas que denigrem pessoas e trate todas as suas insatisfações de modo profissional com o seu líder ou o RH da empresa.

Use roupas apropriadas para o seu trabalho

Pode parecer besteira, mas a sua aparência é a primeira coisa que as pessoas reparam (e julgam) quando olham para você. E se você estiver vestindo roupas apropriadas, ou seja, seguindo o dress code da sua empresa, com certeza você será percebido como profissional.

Não tenha medo de perguntar

Você pode fazer perguntas, dizer que não entendeu algo, questionar o trabalho de um colega e até do seu chefe, pedir para alguém repetir uma informação… não tenha medo ou vergonha de fazer essas coisas. O que você não pode fazer é deixar de realizar um trabalho só porque não entendeu ou não sabia fazer e não avisou ninguém sobre isso.

Nunca pare de aprender

Sempre existirão novas técnicas, habilidades, tecnologias e conhecimentos para melhorar o seu trabalho. Mesmo eu você já saiba fazer as tarefas do seu dia a dia, procure se atualizar ou até outras coisas que possam somar ao seu repertório, como um curso de idiomas ou até algum workshop sobre outra área de atuação. Não fique estagnado na sua zona de conforto, conhecimento nunca é demais e só te trará benefícios.

Siga as políticas da empresa

Não banque o rebelde no trabalho. Empresas são formadas por uma combinação de pessoas diferentes e as políticas existem para manter a sintonia entre elas, melhorar a convivência, o clima organizacional e manter a equipe mais motivada e produtiva.

Programe o que você vai fazer no seu dia

Faça uma lista com tudo o que precisa fazer no dia (ou na semana) e execute cada tarefa de acordo com sua prioridade. Esta lista é importante não apenas para você não perder o foco no trabalho, mas também para conseguir negociar prazos com o seu chefe ou para saber se conseguirá ou não fazer aquele trabalho de última hora que surgiu.

Faça as coisas simples com calma e perfeição

Não menospreze as pequenas tarefas do seu trabalho, dê sempre o seu melhor mesmo quando for para realizar algo que parece ser fácil demais para você. Como disse o pugilista norte americano James Corbett, duas vezes campeão mundial de boxe: “apenas aqueles que têm paciência para fazer as coisas simples perfeitamente irão adquirir a habilidade para fazer as coisas difíceis facilmente”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...