Pular para o conteúdo principal

Recrutadores do Google, Tumblr e da Microsoft dão dicas sobre entrevista de emprego em tecnologia

Você está procurando um emprego em tecnologia, mas sempre é eliminado na hora da entrevista? Nós escolhemos algumas dicas das pessoas que mais entendem sobre este assunto: os recrutadores de empresas como Google, Microsoft, Tumblr e Zynga. Essas dicas irão te ajudar a melhorar as suas chances de ser aprovado no processo seletivo e conseguir o trabalho na empresa que você tanto sonha em trabalhar – quem sabe até uma dessas quatro!

Esteja preparado para falar sobre você – e sobre como você se encaixa na oportunidade

“Em termos de entrevistas, preparação é de longe a coisa mais importante. Preparação começa em saber a sua própria carreira de trás para frente e estar preparado para falar de forma articulada sobre o que você faz. Projetos, habilidades, experiências, sucessos, fracassos e lições aprendidas fazem parte da sua história. Se tudo isso estiver no seu currículo, esteja pronto para reforça-las durante a conversa. Esta é a primeira parte. A segunda é mostrar como você se encaixa nas exigências do trabalho específico. No mundo ideal, a descrição da vaga deveria ser uma representação perfeita do cargo que você quer ocupar e você poderia se preparar para mostrar como você preenche os requisitos listados. Nem sempre é assim, mas sempre vale a pena pesquisar por mais detalhes e pensar sobre como você poderá fazer perguntas relacionadas.”
Michael B. Junge: recrutador da Irvine Technology Corporation e ex-MVP de recrutamento do Google.

Se estiver nervoso, fale isso para o entrevistador

“Quando você está sendo entrevistado, diga para os seus entrevistadores se você estiver nervoso. Entrevistadores querem que você dê o seu máximo e eles farão o que puderem para te acalmar. Entrevistadores não estão fazendo perguntas casca de banana, mas eles querem saber como você pensa e o que a companhia provavelmente terá que te ensinar. Faça perguntas sobre a companhia ou o trabalho e garanta você tenha uma boa lista de perguntas para demonstrar que você se importa com o assunto e a companhia. Eu também encorajo que você seja você mesmo. Eu sei que isso é mais difícil do que parece, mas essas são as pessoas com quem você eventualmente irá trabalhar. Você precisa conhece-las um pouco. Pergunte como elas entram na empresa e o que acham dos seus trabalhos. O que eles mais gostam lá. Não fique com medo de perguntar o que você precisa saber. Por exemplo, se construir uma carreira é importante para você, pergunte como eles se sentem sobre a maneira como a empresa impulsiona suas carreiras.”
Raquel Garcia, recrutadora da Microsoft.

Vista-se da forma apropriada para o cargo

“No mundo das startups, não precisa se vestir bem demais para as entrevistas. Dependendo da sua área, se você aparecer de terno, provavelmente as pessoas rirão de você – literalmente. Você precisa ser muito mais casual. Pensando de uma maneira geral, eu acredito que as entrevistas se tornaram muito mais informais. Mas os candidatos ainda podem esperar serem ‘espremidos’, afinal ainda é uma entrevista de emprego.”
Brad Mattson, recrutador do Tumblr.

Pratique participar de entrevistas antes de tentar aquela empresa que você quer muito trabalhar

“Entrevista de emprego é uma habilidade que precisa ser praticada. Se você não passou por uma entrevista recentemente e precisa encontrar um trabalho, eu tentaria arranjar algumas entrevistas ‘plano B’ em outras empresas antes de você participar do processo seletivo das suas companhias preferidas. Você precisa tirar a ferrugem. E se você está feliz no seu emprego há alguns anos, eu recomendo que você arranje algumas entrevistas mesmo assim. Sempre é bom estar afiado e saber no que as outras empresas estão trabalhando. Você pode se sentir como se estivesse abandonando a sua empresa, mas não precisa se preocupar com isso. Se alguém te fizer uma oferta, apenas diga que você decidiu ficar onde está. Você não quer que a sua habilidade de fazer entrevistas degenere – até uma hora em que você realmente irá precisar dela. Você nunca sabe, pode ser que você encontre um cargo que acabe sendo muito animador. ”
Rick Robertson, recrutador da Zynga.
Fonte: Vault.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...