Pular para o conteúdo principal

Conselhos de Bill Gates, Steve Jobs e J.K. Rowling para quem está começando a carreira

Se você é jovem e está no começo da sua carreira, vamos te dar uma dica muito preciosa: ouça conselhos de pessoas que estão aonde você gostaria de chegar. Se eles conquistaram o sucesso que você tanto almeja, então eles realmente têm algo a dizer que pode te ajudar, ou pelo menos te inspirar, a chegar lá.
Pensando nisso, separamos alguns conselhos de pessoas bem-sucedidas em diversas áreas de atuação que vão te ajudar a encontrar o seu caminho entre as pedras até o sucesso – ou pelo menos não se perder nesta trilha.

Eric Schimidt: Diga sim para mais coisas.

ericgoogle
Segundo o executivo do Google, um belo jeito de alcançar o sucesso é se jogar no mundo! “Encontre um jeito de dizer sim para as coisas. Diga sim para convites para ir a um novo país, diga sim para se encontrar com novos amigos, diga sim para aprender algo novo. Sim é como você consegue o seu primeiro trabalho, e o seu próximo trabalho, e a sua esposa, e até as suas crianças”, disse Eric no livro The Best Advice I Ever Got, de Katie Couric.

Bill Gates: Mantenha as coisas simples.

bill
Durante uma entrevista para a CNBC, o fundador da Microsoft falou sobre a sua admiração pela maneira como Warren Buffett’s, uma das pessoas mais ricas do mundo, conduz a sua vida e negócios.
“Você olha para o calendário dele, é bem simples. Você fala com ele sobre um projeto que ele acha atrativo e ele sabe algumas poucas informações básicas sobre ele. E se for menos complicado, ele sente que é algo em que ele gostaria de investir. Ele escolhe as coisas que ele já conhece o modelo, um modelo que é realmente previsível e que continuará funcionando por um longo período. E então a habilidade dele de preparar as coisas, de trabalhar apenas no que realmente precisa, de pensar sobre o básico – é tão incrível que ele consiga fazer isso. É uma forma especial de genialidade”, disse Bill.

George Stephanopoulos: Relaxe.

apresentador
“Quase nada do que te preocupa hoje definirá o seu amanhã”, disse o apresentador do programa de TV norte americano Good Morning America. “Não fique com medo de ganhar menos para seguir a sua paixão. Mas guarde uma grana na sua conta antes”.

T.J. Miller: Trabalhe mais pesado que todo mundo a sua volta.

silicon
Estrela do seriado Silicon Valley, da HBO, falou para o site de finanças pessoal NerdWallet a sua fórmula para o sucesso envolvia muita dedicação e trabalho duro. “Funcionou para mim, e eu tenho um talento medíocre e uma mandíbula de cavalo”.

Brian Chesky: Não escute os seus pais.

airbnb
O conselho de Brian, CEO do AirBnB, é para os recém formados que não ainda estão no começo de suas carreiras fora da faculdade. Ele falou em uma entrevista para o New York Times: “eles são a relação mais importantes em sua vida, mas você nunca deve aceitar conselhos de carreira dos seus pais”.

Steve Jobs: Não siga apenas a sua paixão, mas sim algo maior que você mesmo.

jobs
Segundo o biógrafo Walter Isaacson, Steve Jobs teria dito, pouco tempo antes de sua morte: “sim, nós estamos sempre falando sobre seguir a sua paixão, mas nós somos todos parte da história. Você precisa acrescentar algo para o fluir dessa história que irá ajudar a sua comunidade, ajudar outras pessoas… então daqui a 20, 30, 40 anos dirão que essa pessoa não apenas tinha uma paixão, ela se preocupou em criar algo de que outros poderiam se beneficiar”.

J.K Rowling: Aceite o fracasso.

jkrowling
Todo mundo sabe que a J.K Rowling é a autora de uma das séries de livros mais vendidas de todos os tempos: Harry Potter. Mas antes de seu primeiro livro ser aceito em uma editora, ela recebeu muitas negativas e portas na cara.
“Um excepcionalmente curto tinha acabo de implodir, eu estava sem trabalho e tão pobre quanto era possível na Inglaterra sem ser uma sem-teto. De acordo com todos os padrões, eu era o maior fracasso que eu conhecia”, Rowling disse em seu discurso em Harvard, em 2008.
“O fracasso significou um despojamento do não essencial. Parei de fingir para mim mesma que eu era algo além do que eu era e comecei a dirigir toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim. Se eu sido bem-sucedida em qualquer outra coisa, talvez eu nunca tivesse encontrado a determinação para ter sucesso na única área à qual eu acreditava que realmente pertencia”.
Fonte: Inc.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…