Pular para o conteúdo principal

Conheça ferramentas que auxiliam os profissionais no mercado de trabalho

O Assessment, Outplacement e o Coaching são ferramentas que auxiliam o profissional a encontrar soluções para a carreira

Não é de hoje que o profissional conquistou seus direitos e deveres no ambiente corporativo. Mais do que isso, hoje surgem especialistas que têm como objetivo auxiliar tanto o profissional quanto a empresa no processo de contratação, manutenção e desligamento do colaborador, fazendo com que todos esses processos burocráticos sejam realizados da melhor forma possível para ambos os lados.
Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, hoje em dia os mais procurados pelas empresas e pelos próprios colaboradores são o Assessment, o Outplacement e o Coaching. Estes processos consistem, resumidamente, na avaliação do profissional, identificando pontos fortes e pontos a serem melhorados, na recolocação no mercado e no aumento da performance. “É possível sim o profissional se auto-avaliar e voltar ao mercado de trabalho sem a ajuda de ninguém, – mas é claro que este processo se torna muito mais rápido e eficiente quando ele pode contar com o auxílio de uma empresa especializada, ou seja, profissionais que podem orientá-lo com relação a postura na entrevista,  revisão do currículo, pontos à serem melhorados e ainda ampliar sua rede de contatos, desta forma gerando uma maior possibilidade de recolocação, comenta a especialista.
Madalena lembra também que o Assessment é um método muito indicado para as empresas que desejam obter os melhores resultados dos seus colaboradores. “Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento de habilidades de alto desempenho, descobrindo o que há de melhor em cada profissional e elevando ainda mais a capacidade existente nele”, explica.
Por meio de avaliações de competência, o Assessment auxilia as empresas na hora de estabelecer metas para selecionar e recrutar, avaliar o desempenho dos colaboradores, medirem o clima organizacional e criar planos de carreira. Com esse apoio, o profissional percebe seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional. “Esse é um serviço que atualmente muitas empresas contratam a fim de conhecer melhor os seus funcionários e retirar o máximo deles, ao mesmo tempo em que oferecem para eles um ambiente seguro e agradável de trabalho – já que também auxiliam na hora de medir e melhorar o clima empresarial” comenta Madalena.
Já o outro processo, chamado de Outplacement, pode ser resumido no artifício de aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional desligado da empresa, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira.
O Coaching é hoje em dia a metodologia mais assertiva em busca de resultados, autoconhecimento, plano de ação, mudanças de hábitos e comportamento e ainda na transformação de crenças limitadoras, desta forma ampliando o resultado em diversas áreas da vida do profissional.
Madalena conclui que é fato que o profissional pode ser desligado de uma empresa e conquistar outra vaga sozinho, sem o auxílio de ninguém. Mas estes processos são de grande valor para poder passar por esta fase de forma mais tranquila e direcionada. Além disso, auxiliamos o profissional na montagem correta do seu currículo, tornando-o comercial e atrativo, no seu perfil no Linkedin (que funciona como um currículo online, disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana – e pode ser acessado por todos), e na manutenção de um bom networking, seja pessoalmente ou pela internet, por meio de redes sociais e profissionais e ainda trabalhamos fortemente a motivação e auto-estima, desta forma obtendo excelente resultados nos processos seletivos, ressalta a profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mínimo de investimento que você precisa fazer para abrir uma startup

Saiba como tirar seu empreendimento digital do papel fazendo o mínimo de despesas Fernando Pavani, da BeeCâmbio: salas nos principais endereços comerciais de São Paulo por planos a partir de 90 reais |Crédito: Paulo Santos Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 674 000 novas empresas foram abertas no Brasil, segundo um levantamento da Serasa Experian. Trata-se do maior índice para o período desde 2010. O segmento de startups tem tido um peso considerável nesse fenômeno. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta que entre julho de 2015 e julho de 2016 o número de empreendimentos com esse perfil no país teve um crescimento de 23,5%. Mas, atenção: abrir uma startup não significa simplesmente ter uma boa ideia. Para atrair investidores que ajudem a transformar o projeto em realidade, é preciso ter um modelo de negócios montado e o projeto minimamente desenvolvido. 
Mas como desenvolver a parte tecnológica de um aplicativo e torná-lo conhec…

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Estas 47 empresas estão contratando estagiários e trainees

A Mars está com vagas de estágio e as inscrições terminam nesta semana PorCamila Pati Jovens em busca de emprego (Natalie Behring/Getty Images) São Paulo – Mira uma vaga detrainee ouestágio? Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo. Mars- estágio  Nas áreas de marketing, trade marketing, administração de vendas, manufatura e logística/customer service. São 6 vagas distribuídas nos escritórios da Mars em São Paulo e em Guararema, para atuação no segmento de Chocolate, Alimentos e Balas & Gomas de Mascar.  Podem participar da seleção estudantes de administração, ciências econômicas, engenharia de gestão, engenharia de produção, marketing e relações internacionais, com conclusão de curso entre julho e dezembro de 2018.  Para conhecer um pouco mais sobre o programa de estágio e as possibilidades de treinamento e crescimento dentro da empresa, assista o último hangout feito pelo time de Talentos da Mars:h…