Pular para o conteúdo principal

Quatro características que destacam um bom líder

Liderar pessoas é um comportamento complexo, que vai além de técnicas, conhecimentos e experiências. Ser um bom líder no mercado de trabalho hoje em dia é uma função que exige muito do profissional, faz com que ele precise saber lidar com pessoas e situações diferentes e adversas da melhor forma possível sem perder a compostura, paciência e o foco nos objetivos traçados – e, para aprender a fazer isso da melhor forma, o coaching é um dos melhores recursos possíveis.
“As empresas mudam muito de acordo com os seus líderes e a forma com que cada um deles trabalha. Um líder que trabalha com as estratégias de coaching que lhe foram ensinadas é aquele que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com os seus liderados e que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair dos outros o melhor de cada um”, explica Madalena Feliciano, Gestora de Carreira da Outliers Careers.
Madalena destaca quatro características fundamentais que possibilitam liderar pessoas de forma surpreendente e alcançar resultados extraordinários. “O primeiro ponto é construir ambientes seguros: a segurança é uma das necessidades básicas de qualquer ser humano”, comenta.
O bom líder sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados ele precisa do comprometimento, motivação engajamento de cada colaborador da empresa, e que isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas se sentirem seguras para poder agir. “Para isso acontecer, o ideal é colocar em prática os princípios fundamentais para todo ser humano – como respeito, bom senso, e educação -, gerar confiança entre todos os membros da equipe e conseguir o comprometimento e engajamento de todos” diz.

Outra característica importante de um bom líder é construir uma boa comunicação, que dê força e crie uma diferença na equipe. “As palavras são poderosas, por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial” observa a especialista. Para liderar as pessoas, o Líder deve desenvolver a habilidade de se comunicar com maestria, para isso, o ideal é aprender a ouvir a essência do que dizem os colaboradores, trabalhar a escuta ativa, compreender o modelo de mundo do seu liderado, visando adequar a linguagem e o meio de comunicação, e construir uma forma de comunicação clara, positiva e assertiva.
Outro ponto citado por Madalena como sendo de muita importância é o de respeitar códigos de honra. “Um líder que trabalha com as técnicas do coaching, possui forte compromisso ético que se reflete em cada palavra e em cada ação sua. Ele adota uma forma e uma filosofia de vida baseadas em códigos de honra, que faz dele alguém especial” diz. Isso significa que esse profissional consegue chegar aonde outros não chegaram, ver além do que os outros enxergam, esforçar-se além dos seus limites e superar os seus medos e fraquezas.
Agir no presente com foco no futuro é outro ponto levantado pela especialista. “A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro”, exalta. Para isso, o ideal é manter a visão estratégica que o levará ao sucesso, ter prazer na sua profissão e na sua forma de trabalhar, acostumar-se a inspirar e influenciar toda sua equipe a partir do seu próprio comportamento, exemplo e atitude e lembrar-se do passado com orgulho – mas, principalmente, viver o presente com alegria, paixão e excelência, sempre mantendo o olhar no futuro com a certeza de bons resultados e boa performance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mínimo de investimento que você precisa fazer para abrir uma startup

Saiba como tirar seu empreendimento digital do papel fazendo o mínimo de despesas Fernando Pavani, da BeeCâmbio: salas nos principais endereços comerciais de São Paulo por planos a partir de 90 reais |Crédito: Paulo Santos Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 674 000 novas empresas foram abertas no Brasil, segundo um levantamento da Serasa Experian. Trata-se do maior índice para o período desde 2010. O segmento de startups tem tido um peso considerável nesse fenômeno. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta que entre julho de 2015 e julho de 2016 o número de empreendimentos com esse perfil no país teve um crescimento de 23,5%. Mas, atenção: abrir uma startup não significa simplesmente ter uma boa ideia. Para atrair investidores que ajudem a transformar o projeto em realidade, é preciso ter um modelo de negócios montado e o projeto minimamente desenvolvido. 
Mas como desenvolver a parte tecnológica de um aplicativo e torná-lo conhec…

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Estas 47 empresas estão contratando estagiários e trainees

A Mars está com vagas de estágio e as inscrições terminam nesta semana PorCamila Pati Jovens em busca de emprego (Natalie Behring/Getty Images) São Paulo – Mira uma vaga detrainee ouestágio? Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo. Mars- estágio  Nas áreas de marketing, trade marketing, administração de vendas, manufatura e logística/customer service. São 6 vagas distribuídas nos escritórios da Mars em São Paulo e em Guararema, para atuação no segmento de Chocolate, Alimentos e Balas & Gomas de Mascar.  Podem participar da seleção estudantes de administração, ciências econômicas, engenharia de gestão, engenharia de produção, marketing e relações internacionais, com conclusão de curso entre julho e dezembro de 2018.  Para conhecer um pouco mais sobre o programa de estágio e as possibilidades de treinamento e crescimento dentro da empresa, assista o último hangout feito pelo time de Talentos da Mars:h…