Pular para o conteúdo principal

Seguindo novas tendências, Madalena Feliciano faz sucesso ao incentivar empreendedorismo a partir de situações cotidianas

Madalena Feliciano, mãe de 5 filhos e 2 netas, é empreendedora, CEO da Outliers Careers, IPCoaching e MF Therapies, conselheira executiva de carreira e terapeuta, e é líder há mais de 20 anos na gestão e desenvolvimento de pessoas. Cursou MBA em Terapia Alternativa e Hipnoterapia.

Soft skills são habilidades que não têm nada a ver com o conhecimento técnico de uma pessoa. Essas habilidades podem ajudar profissionais qualificados a obter excelentes oportunidades no mercado de trabalho, mas também podem impossibilitar que profissionais com amplo conhecimento em suas respectivas áreas de atuação se desenvolvam dentro de uma empresa.

Há algumas décadas, acreditava-se amplamente que os profissionais mais preparados se formariam nas melhores universidades, saberiam falar mais idiomas e teriam um amplo portfólio de cursos. Portanto, ao avaliar um profissional, apenas suas hard skills são utilizadas.

Alma mater coach, master em PNL e hipnoterapeuta Madalena oferece serviços personalizados para: fobias, depressão, ansiedade, fobias, gagueira, ataques de pânico, anorexia e muito mais. Confira a entrevista!

Apesar da possibilidade de usar um hobby para se reinventar e investir em um negócio próprio, ainda existem muitas dificuldades para se iniciar. Quais são as dicas que você daria para que o primeiro passo fosse dado?

1 – Paixão pelo que faz: sem dúvida fará grande diferença quando surgirem as dificuldades. É clichê, mas é real, “Trabalhe com o que você ama e não precisará trabalhar um dia na vida!”

2 – Conheça bem o negócio: Público alvo, idade, onde mora, renda. Entender seu produto e como ele pode agregar valor ou solucionar problemas é essencial.

3 – Trace o plano: Traçar significa definir onde você está e onde quer chegar, qual melhor caminho, metas, estratégias, valor a ser investido e quanto tempo para retorno, marketing e redes sociais, desta forma evitará surpresas no caminho.

4 – Desenvolva habilidades necessárias, tanto tecnicamente quanto comportamental

5 – Busque orientação com especialista

O seu trabalho de certa forma acaba servindo de inspiração para que muitas pessoas procurem em seus hábitos ou ao seu redor, formas de conseguirem novos investimentos. Em qual momento você observou que essas suas habilidades poderiam ajudar outras pessoas também?

Diversos momentos durante minha trajetória ficaram claro que eu era inspiração para diversas pessoas, principalmente mostrando que iniciei do absolutamente zero ao reconhecimento em Paris, é claro através de muito trabalho, dedicação, confiança e segurança no que faço!

Nesse momento, ainda que mais livres, nós ainda estamos com algumas pontas ligadas às consequências da pandemia da COVID-19. Com os impactos financeiros causados pela paralisação do mundo, você acredita que a “reinvenção” tenha se tornado uma das palavras-chave principais para as pessoas?

Certamente, se reinventar, buscar novas alternativas, ser flexível, ampliar o leque e abrir a mente, são fatores que ajudarão e muito neste cenário pós-covid.

Todos nós sabemos que os mercados de trabalho de diversas áreas já são considerados muito saturados, principalmente pela grande quantidade de concorrentes, o que muitas vezes nos levam a apelar pela criatividade em novos negócios. Considerando sua experiência, qual tem sido seu ponto de vista sobre o potencial criativo dos novos empreendedores?

Obviamente que a criatividade é uma das “soft skills” mais importantes, ainda assim, acredito que o maior diferencial está no atendimento ao cliente, no envolvimento e engajamento para que eles se sintam acolhidos e direcionados para melhor solução, seja ela produto ou serviço.

Apesar de o mundo ser habitado por mais de sete bilhões de pessoas, sabemos que todos possuem um DNA e suas próprias, por mais que mínimos, diferenciais. Você acredita que as novas ideias de negócios hoje possam ser ilimitadas, dependendo da pessoa que saiba detectá-las?

Estamos em um momento de grandes transformações no mundo e nos negócios, diversas gerações atuando no mesmo ambiente. Precisamos estar atentos, existem possibilidades ilimitadas por toda a parte. Quanto mais focamos no positivo mais enxergamos essas possibilidades!

Considerando os avanços atuais da sociedade, quais têm sido os principais desafios e vantagens de se tornar empreendedor nessa década atual (2010-2012)? O que acha que tem ficado em evidência?

Um dos grandes desafios é estar conectado a essas mudanças, entender que o que aprendemos hoje, amanhã é obsoleto. Abrir a mente para receber novas ideias sempre. Não existem verdades absolutas.

Uma questão que tem sido bastante debatida decorrentemente no país inteiro e que até hoje tem assustado muitas pessoas são as taxas de desemprego. Na sua experiência sobre bussiness, você acreditaria que obter um novo olhar conseguiria auxiliar uma boa parte dessas pessoas, apesar do estado atual da economia brasileira?

Eu sempre oriento os profissionais que fazem gestão de carreira a ampliarem seus horizontes. Quando estamos no mercado, muitas vezes estamos na mão de alguém, portanto muito mais do que estar pronto para atender as demandas, é necessário aprender a fazer dinheiro com suas experiências e habilidades. Certamente em momentos delicados, ou até mesmo no desemprego, você terá outras alternativas para se manter ativo e se capitalizar.

Geralmente, qual é a principal carência que você encontra nos empreendedores dessa nova geração?

A principal carência é a falta de confiança, insegurança e principalmente as crenças limitantes. Precisamos nos dotar de convicção absoluta que conseguimos, e ainda assim se falharmos, refazer a rota e seguir. Persistência, persistência e mais persistência!!! Desistir não é uma opção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me