Pessoas sobrecarregadas não conseguem entregar resultados inovadores, se isso estiver acontecendo na sua empresa, identifique e resolva quanto antes!
De Acordo com a CEO Madalena Feliciano, quadros enxutos, concorrência e barganha por preço baixo. Impostos estratosféricos, crise política, competitividade e corte de custos. Apenas algumas das inúmeras consequências que a crise provoca nas empresas. E as equipes sentem, pois se tornam equipes sobrecarregadas.
A pressão pelas entregas em curto prazo ficou ainda mais visível, e investir na equipe e na parte humana do negócio, é sem dúvidas um grande diferencial. Criar um ambiente em que as pessoas deem seu melhor é imprescindível para as lideranças.
Para que as equipes entreguem o seu melhor, é importante estar sob comando de líderes que saibam conduzir pessoas dentro de uma jornada de sucesso. Uma das funções de um bom líder é saber identificar quando sua equipe está sobrecarregada e passam a entregar resultados ineficientes.
Entenda os sinais de uma equipe sobrecarregada
É importante ter em mente que esses são sinais que precisam ser avaliados a partir da realidade da sua empresa, dado que nem sempre será exclusivamente pela sobrecarga de trabalho.
Outras possibilidades também devem ser analisadas, como se há um processo ineficiente, uma desorganização interna ou simplesmente uma distração da pessoa responsável.
Atrasos e baixa produtividade da equipe
Uma das consequências da sobrecarga de trabalho é a queda da produtividade e entregas após o prazo estabelecido. Equipes que tem muitas coisas para fazer, acabam ficando muito estressadas e esgotadas, isso reduz a criatividade e produtividade de um time.
Quando se tem muito trabalho as equipes fazem um pouco de cada coisa sempre com a desculpa de que é “mais importante”, assim nada realmente se finaliza e estende ainda mais o prazo de entrega.
Atitudes negativas/pessimismo da equipe
Grandes cargas de trabalho causam grande estresse, o que diminui a qualidade das entregas e deixa toda a equipe sem motivação para realizar um bom trabalho. O ambiente pesado e negativo influencia as pessoas, que demonstram isso através de entregas de baixa qualidade.
Equipe que não trabalha junto
Diante da sobrecarga, as pessoas podem tentar repassar o trabalho excedente, mas como todos já se sentem sobrecarregados, ninguém se ajuda por não dar conta nem do próprio trabalho.
Uma equipe que trabalha em sintonia é essencial para uma empresa que quer entregar inovação e solucionar problemas, entretanto se estão estressadas com muito trabalho, não haverá espaço para criar vínculos.
Funcionários estressados e agressivos
Pessoas estressadas e agressivas não conseguem conviver em harmonia. Equipes assim terão conflitos e discussões que não levam a lugar algum e, como já vimos no tópico anterior, times precisam trabalhar em sintonia para gerar bons resultados.
A comunicação violenta fica ainda mais aparente em situações de sobrecarga e muito estresse, isso causa ruídos que despertam respostas agressivas ocasionando ainda mais conflito na empresa.
Falta de iniciativa, desmotivação
Uma equipe sobrecarregada não tem tempo hábil para pensar em formas de melhorar os processos de trabalho e da empresa, se sua equipe sempre foi muito inovadora e, de repente, começam deixaram de compartilhar conhecimento ou já não estão mais empolgados com novas tarefas, também podem ser sinais de sobrecarga de trabalho.
Soluções repetidas e pouco criativas
Um time saudável entrega resultados inovadores, criativos e solucionam grandes problemas. Criar ambientes em que exista espaço para reflexões, trocas, aprendizados e descontração é essencial se ter uma equipe inovadora. Mas isso só pode acontecer quando não há a sobrecarga de trabalho.
Reflexos no bem-estar mental e qualidade de vida
O bem-estar dos colaboradores é crucial para o andamento das atividades laborais, a sobrecarga de trabalho e o estresse podem gerar doenças, entre elas síndrome de burnout, transtorno de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras. Afirma Madalena Feliciano.
Indivíduos sobrecarregados e pressionados levam isso para a casa, que pode criar estresse na família e voltam para o escritório com toda essa carga, deixando um ambiente pesado e difícil de trabalhar.
Empresas visionárias têm times de alta performance e engajados para cumprir os objetivos.
Líder ágil é atento a cada integrante dos times, com uma postura de estimular a participação dos colaboradores e valorizar cada um deles, promovendo estratégias para sanar todos os sinais que levam a resultados ineficientes terá mais efetividade e melhores resultados.
Pratique o feedback de maneira estruturada
Há vários modelos de feedback no mercado. O feedback sanduíche, por exemplo, que sugere que o líder reforce os pontos positivos do colaborador antes de sugerir uma melhoria e conclua a conversa sempre com palavras de encorajamento.
Parece teoria, mas na prática, ajuda muito na comunicação, no relacionamento e afeta diretamente produtividade da equipe. Considere contratar uma consultoria para treinar os líderes para “Dar e Receber Feedback” de forma mais eficaz.
Exercite a comunicação estratégica
Em muitas empresas a estratégia está na cabeça dos executivos.
Em momentos desafiadores, é importante que o líder saiba comunicar para a sua equipe a direção e os próximos passos de forma transparente, assertiva e segura.
Promova o colaborativíssimo
Ouça mais o seu time e provoque debates. Muitas vezes a base tem respostas que podem ajudar significativamente o desenvolvimento dos negócios e das vendas. Estimule o trabalho em equipe.
Tire as pessoas da zona de conforto
Estimule o liderado a pensar fora da caixinha e encorajo-o com novos desafios.
Vale lembrar que é imprescindível conhecer o perfil comportamental dele.
Tenha empatia
Nem sempre é fácil compreender sentimentos alheios, reconhecer e aceitar as diferenças.
Para criar sintonia com o outro, devemos estar atentos para conseguir interpretar os seus sentimentos e perceber aquilo que não é dito. As pessoas emitem sinais sutis sobre aquilo que desejam.
De acordo com Madalena Feliciano, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e, muitas vezes, até o silêncio.
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