Pular para o conteúdo principal

Semana de 4 dias de trabalho – Vamos entender essa modalidade?

A fadiga é um dos aspectos mais frequentemente estudados com referência a trabalhos em turnos em semana reduzida de atividade com turnos diários superiores a 8h, menos de 5 dias de trabalho e mais de 2 dias de folga). Pesquisadores como Costa3 (1998) e Axelsson et al2 (1998), por sua vez, apontam para a necessidade de reavaliação, ao longo do tempo, da condição de saúde dos trabalhadores nessas situações, devido a um provável maior desgaste decorrente do tempo de exposição diário aos estressores de trabalho.


A modalidade de 4 dias na semana vai ser testada em 30 empresas no Reino Unido; (advogados alertam para custos no caso de reversão do quadro após adesão).

A semana de quatro dias de trabalho já é uma realidade em empresas pelo mundo.

Nesses casos, os funcionários têm uma folga a mais além de sábado e domingo, substituindo assim as 40 horas semanais de trabalho por 32 horas.


Trabalhar muitas horas por dia, segundo a ciência te deixa menos produtivo. E quando inclui a isso, vários dias seguidos, os níveis de estresse e cognitivos são comprometidos.


Segundo pesquisas e estudos, juntar muitos dias de trabalho sem pausa, aumenta seu estresse, tira a sua criatividade e a qualidade do seu trabalho. Aquela ideia de trabalhar até o limite é extremamente prejudicial para a sua saúde.

“Claro que nem sempre podemos fazer isso e com o home office as jornadas têm ficado mais pesadas ainda. O importante é termos consciência desse cuidado com a nossa saúde e com a nossa mente e equilibrar a vida pessoal e profissional o máximo que conseguimos.” ressalta Madalena Feliciano, gestora de carreiras e especialista em desenvolvimento humano.

Em países como a Islândia, se testou uma semana de trabalho de apenas quatro dias e segundo os pesquisadores o sucesso foi “esmagador”. O resultado foi que a produtividade foi a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho. Além disso, os trabalhadores relataram se sentir menos estressados ou com menor risco de esgotamento. Houve ainda melhora na saúde e maior equilíbrio entre vida profissional e familiar.

A jornada semanal de 40 horas passou para 32 à 36 horas, com os trabalhadores recebendo a mesma remuneração. Os resultados levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho, e 86% da força de trabalho mudou as escalas para menos horas trabalhadas, mas com a manutenção dos salários.

Um projeto-piloto implantado em 2018 incluiu 240 funcionários na nova jornada, sem alteração nos salários. Os resultados foram os seguintes:

• O estresse diminuiu em 7%;
• A satisfação geral com o trabalho aumentou em 5%;
• O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho subiu de 54% para 78%.

Estudos feitos com gestores de empresas relatam que perceberam que nos últimos anos, inclusive no período de pandemia, todo mundo estava muito cansado, mesmo com uma carga horária considerada normal. Os funcionários chegavam sempre exaustos na segunda-feira, mesmo após o fim de semana, isso levantou um questionamento de o que poderia ser feito para haver uma mudança positiva para os dois lados.

Alguns desses estudos feitos afirmam ter tirado por exemplo, a sexta-feira da escala em um período de quatro meses para analisar o rendimento e ver que nada aconteceu de prejudicial. Todos trabalharam como tinha que ser feito. Então, em seguida foi adotado um dia a menos de trabalho e isso tem sido muito positivo desde então, relatam os gestores que resolveram abordar essa modalidade.

De acordo com Madalena Feliciano a finalidade da abordagem dessa modalidade de trabalho é de trazer um pouco mais de qualidade de vida, de saúde mental para as pessoas e entendendo que a vida hoje é muito mais caótica, temos muito mais informações e nosso cérebro não consegue desligar no fim de semana. “A vida é muito mais agitada do que era no passado, temos muitos compromissos para condensar em só dois dias.” diz a especialista.

“O maior desafio é saber o que fazer com o dia útil que na verdade não é útil. Para pessoas muito novas isso gera ansiedade porque elas não sabem como proceder, nunca trabalharam assim. Mas com o tempo eles vão entendendo que é um dia para relaxar, que você pode dormir o dia inteiro sem ter que dar satisfação para alguém, ou estudar algo do seu interesse, praticar algum hobby, resolver problemas do dia a dia, ler um livro, assistir uma série ou simplesmente fazer absolutamente nada e descansar a mente de quaisquer atividades.” Finaliza Madalena Feliciano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me