Pular para o conteúdo principal

Um profissional tem estudar todos os dias


Poderia escrever durante horas sobre como estudar e buscar atualizações constantes e cursos que completam sua formação é bom.

Os benefícios de aumento de conhecimento e habilidades na carreira de um profissional irá lhe jogar na elite da sua carreira e com isso melhores oportunidades e condições de se posicionar no mercado com remunerações e benefícios atraentes serão inevitáveis, se você for disciplinado e saber onde quer chegar. Profissionais de elite são disputados pelas empresas devido ao alto grau de resultados apresentados no mercado.

Blá! blá! Blá! não é cartão de vista, o mercado valoriza resultados. O que você fez, o que você vai fazer para obter uma determinada produtividade, os especialistas em blá blá blá já sabem que quando for cobrado pelo resultado não apresentado irá tagarelar mais blá blá blá e fim de emprego. Vivem procurando novo emprego ou encostado em um profissional de elite que se sujeita ao comodismo na zona de conforto e não procura sua verdadeira posição.

De fato, certas pessoas podem ter facilidade natural para assumir a liderança de um grupo, no entanto, para ser um líder profissional, terá que aprender a lidar, aplicar, identificar e agregar novas habilidades e conhecimentos adequados à função desejada. Por isso, é muito importante saber exatamente onde pretende chegar para poder focar em um planejamento de carreira a curto, médio e longo prazo.

Observe que dependendo da sua expectativa, irá seguir por caminhos diferentes e terá que conquistar habilidades especificas para lhe direcionar para seu objetivo profissional. Como dizem por ai, cada um no seu quadrado.

Por isso, antes de sair comendo tudo na internet e em cursos, primeiro saiba exatamente onde quer chegar na sua carreira e qual são os degraus para atingir sua meta. Cada degrau terá que dominar habilidades e comportamentos adequados à função. Ter esse conhecimento é importante para você construir sua bússola profissional. Lembre-se em ter essa visão interna e externa, pois se sua atual empresa não atender suas necessidades ou travar o seu crescimento, aconselho a dar um passo seguro e trocar de empresa (um passo seguro é se programar para troca de emprego com os pés no chão).

Vejo lideres acomodados que não conhecem o processo de logística, distribuição de produtos ou serviços da rede em que atua, nem dos seus concorrentes; também nem procuram se aprofundar sobre as manobras e estratégias de marketing local, regional e nacional, nem sabem administrar situações fora da sua área de atuação, ficando totalmente limitados ao seu quadrado literalmente. Precisamos valorizar mais a oportunidade que temos de aprender novos horizontes dentro da nossa área de atuação.

Esse conhecimento deve ser adquirido e administrado durante a rotina diária, assim como procurar sempre informar e adquirir inteligência interpessoal e uma comunicação eficaz, além de ter treinar a sensibilidade para identificar feedbacks internos e externos em uma visão universal, tendo como consequência a melhoria do processo diário e dos resultados. Ser líder é ter a capacidade de inovar e entender seus limites e dificuldades colocando sempre seu conhecimento e habilidades à prova, em busca da melhorias. Um líder que tira 20 minutos todos os dias para investir no seu processo de capacitação contínua, possui uma tendência natural e muito forte de crescimento na carreira dentro ou fora da empresa que atua. Tudo é uma questão de abrir os horizontes e aproveitar o conhecimento adquirido para crescer e acima de tudo saber compartilhar esse conhecimento com seus colaboradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...