Pular para o conteúdo principal

Um profissional tem estudar todos os dias


Poderia escrever durante horas sobre como estudar e buscar atualizações constantes e cursos que completam sua formação é bom.

Os benefícios de aumento de conhecimento e habilidades na carreira de um profissional irá lhe jogar na elite da sua carreira e com isso melhores oportunidades e condições de se posicionar no mercado com remunerações e benefícios atraentes serão inevitáveis, se você for disciplinado e saber onde quer chegar. Profissionais de elite são disputados pelas empresas devido ao alto grau de resultados apresentados no mercado.

Blá! blá! Blá! não é cartão de vista, o mercado valoriza resultados. O que você fez, o que você vai fazer para obter uma determinada produtividade, os especialistas em blá blá blá já sabem que quando for cobrado pelo resultado não apresentado irá tagarelar mais blá blá blá e fim de emprego. Vivem procurando novo emprego ou encostado em um profissional de elite que se sujeita ao comodismo na zona de conforto e não procura sua verdadeira posição.

De fato, certas pessoas podem ter facilidade natural para assumir a liderança de um grupo, no entanto, para ser um líder profissional, terá que aprender a lidar, aplicar, identificar e agregar novas habilidades e conhecimentos adequados à função desejada. Por isso, é muito importante saber exatamente onde pretende chegar para poder focar em um planejamento de carreira a curto, médio e longo prazo.

Observe que dependendo da sua expectativa, irá seguir por caminhos diferentes e terá que conquistar habilidades especificas para lhe direcionar para seu objetivo profissional. Como dizem por ai, cada um no seu quadrado.

Por isso, antes de sair comendo tudo na internet e em cursos, primeiro saiba exatamente onde quer chegar na sua carreira e qual são os degraus para atingir sua meta. Cada degrau terá que dominar habilidades e comportamentos adequados à função. Ter esse conhecimento é importante para você construir sua bússola profissional. Lembre-se em ter essa visão interna e externa, pois se sua atual empresa não atender suas necessidades ou travar o seu crescimento, aconselho a dar um passo seguro e trocar de empresa (um passo seguro é se programar para troca de emprego com os pés no chão).

Vejo lideres acomodados que não conhecem o processo de logística, distribuição de produtos ou serviços da rede em que atua, nem dos seus concorrentes; também nem procuram se aprofundar sobre as manobras e estratégias de marketing local, regional e nacional, nem sabem administrar situações fora da sua área de atuação, ficando totalmente limitados ao seu quadrado literalmente. Precisamos valorizar mais a oportunidade que temos de aprender novos horizontes dentro da nossa área de atuação.

Esse conhecimento deve ser adquirido e administrado durante a rotina diária, assim como procurar sempre informar e adquirir inteligência interpessoal e uma comunicação eficaz, além de ter treinar a sensibilidade para identificar feedbacks internos e externos em uma visão universal, tendo como consequência a melhoria do processo diário e dos resultados. Ser líder é ter a capacidade de inovar e entender seus limites e dificuldades colocando sempre seu conhecimento e habilidades à prova, em busca da melhorias. Um líder que tira 20 minutos todos os dias para investir no seu processo de capacitação contínua, possui uma tendência natural e muito forte de crescimento na carreira dentro ou fora da empresa que atua. Tudo é uma questão de abrir os horizontes e aproveitar o conhecimento adquirido para crescer e acima de tudo saber compartilhar esse conhecimento com seus colaboradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…