Pular para o conteúdo principal

Objetivo e Carreira


A primeira pergunta que deve ser entendida é como identificar a minha verdadeira intenção profissional.

Para onde quero ir? Qual o meu objetivo profissional? Que tipo de informação preciso para conquistá-lo? Que tipo de habilidade necessito adquirir para me qualificar? Como? Onde? E quando serei promovido?

Lembre-se: se você identificar que o seu lugar é onde está, mas que desempenha um papel eficiente e eficaz, para todo o seu grupo uma promoção não é necessariamente um cargo, pode ser aumento de salário ou gratificações. Então definir o que se quer pode ser o diferencial entre ser um profissional de destaque na sua área ou ser um fracassado chefe querendo liderar algo no escuro. Se prepare antes, é o meu conselho, mas para que isso seja feito com precisão, tenha clareza e certeza de onde quer se posicionar na sua vida profissional.

Feito isso, aconselho a parar de se espelhar no que todos estão fazendo e procurar aprender a fazer e ver se as regras permitem colocar uma pitada do seu DNA e transformar uma simples tarefa em uma diferencial profissional.

É muito importante conhecer seus pontos fortes e fracos e ter certeza do seu diferencial para poder fortalecê-lo e ser muito requisitado para determinada atividade. Tenha consciência de gostar do que está fazendo e verá sua vida mudar, porque todos os dias deve se reciclar e com o tempo com certeza será um destaque e, por consequência, disputado por equipes.

Seja uma referência na sua área e observe muito tudo em sua volta e escolha onde quer se posicionar, depois de escolhido, busque habilidades para poder conquistar o seu espaço naturalmente, seja na empresa atual ou em outras, se for o caso. O que importa é não ficar estacionado 50 anos no mesmo lugar se o seu desejo é crescer. Corra na frente, não espere lhe pedir e antecipe os fatos adquirindo habilidades que são exigidas na posição que escolheu conquistar.

Tenha em mente que profissionais de elite escolhem onde querem trabalhar, por isso procure seja um deles, invista no seu DNA e aproveite melhor o seu tempo se preparando adequadamente e buscando formas e fórmulas para ocupar o cargo que deseja. Seja um conquistador sem ser predador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...