Pular para o conteúdo principal

Comunicação abre portas no mercado de trabalho


Uma efetiva comunicação facilita a conquista de um estágio.
Ingressar e ser bem sucedido em um estágio são tarefas cada vez mais difíceis, devido ao alto índice de competitividade no mercado de trabalho. Isso ocorre, sobretudo nas multinacionais e empresas de grande porte, pois buscam estudantes com habilidades e competência adequadas às suas necessidades.
Figuram entre essas habilidades, a capacidade de se comunicar e se relacionar. Além disso, quem tem boa comunicação, possui uma forte aliada para alcançar uma boa oportunidade de estágio.
Uma comunicação bem desenvolvida, além, obviamente, dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso universitário, é fundamental para causar boa impressão na empresa. Seja em uma reunião, apresentações, conversas entre colegas, todos têm necessidade de trocar informações e transmitir ideias e impressões.
Como qualquer outro profissional, o estagiário é avaliado pelo talento, capacidade de desenvolver suas atividades e seus valores, como determinação, persistência e iniciativa, por isso precisa demonstrar de forma prática todo o seu potencial.
Entre outros problemas, superar o medo de falar em público é, sem dúvida, um grande desafio. Para os mais tímidos, na hora “H” sempre surgem sintomas como gagueira, taquicardia, língua presa, rubor, sudorese, entre outros.
Veja algumas estratégias para dominar a ansiedade e, aprender a cultivar a autossugestão positiva, além do domínio de técnicas de comunicação para conseguir falar com calma e segurança. Se o candidato agir com naturalidade, as chances da empresa conhecer, de fato, suas qualidades são maiores, consequentemente, aumentando as oportunidades de uma contratação.
Mas como evitar esses sintomas como dor de barriga e tremedeira minutos antes de uma dinâmica de grupo ou entrevista com um diretor? Cada pessoa reage de um jeito diferente, por isso não há uma receita pronta para superar esses bloqueios, por isso, algumas dicas práticas podem ajudar o candidato, tais como estar bem alimentado, fisicamente bem, fazer exercícios respiratórios e de relaxamento, tais como movimentação do pescoço, fricção de mãos e alongamento. Além disso, pensar positivamente, acreditando no seu bom desempenho, mostrando-se naturalmente, sem querer mascarar uma situação, mostrando ser quem não é ou capacidades que não possui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me