Uma efetiva comunicação facilita a conquista de um estágio.
Ingressar e ser bem sucedido em um estágio são tarefas cada vez mais difíceis, devido ao alto índice de competitividade no mercado de trabalho. Isso ocorre, sobretudo nas multinacionais e empresas de grande porte, pois buscam estudantes com habilidades e competência adequadas às suas necessidades.
Figuram entre essas habilidades, a capacidade de se comunicar e se relacionar. Além disso, quem tem boa comunicação, possui uma forte aliada para alcançar uma boa oportunidade de estágio.
Uma comunicação bem desenvolvida, além, obviamente, dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso universitário, é fundamental para causar boa impressão na empresa. Seja em uma reunião, apresentações, conversas entre colegas, todos têm necessidade de trocar informações e transmitir ideias e impressões.
Como qualquer outro profissional, o estagiário é avaliado pelo talento, capacidade de desenvolver suas atividades e seus valores, como determinação, persistência e iniciativa, por isso precisa demonstrar de forma prática todo o seu potencial.
Entre outros problemas, superar o medo de falar em público é, sem dúvida, um grande desafio. Para os mais tímidos, na hora “H” sempre surgem sintomas como gagueira, taquicardia, língua presa, rubor, sudorese, entre outros.
Veja algumas estratégias para dominar a ansiedade e, aprender a cultivar a autossugestão positiva, além do domínio de técnicas de comunicação para conseguir falar com calma e segurança. Se o candidato agir com naturalidade, as chances da empresa conhecer, de fato, suas qualidades são maiores, consequentemente, aumentando as oportunidades de uma contratação.
Mas como evitar esses sintomas como dor de barriga e tremedeira minutos antes de uma dinâmica de grupo ou entrevista com um diretor? Cada pessoa reage de um jeito diferente, por isso não há uma receita pronta para superar esses bloqueios, por isso, algumas dicas práticas podem ajudar o candidato, tais como estar bem alimentado, fisicamente bem, fazer exercícios respiratórios e de relaxamento, tais como movimentação do pescoço, fricção de mãos e alongamento. Além disso, pensar positivamente, acreditando no seu bom desempenho, mostrando-se naturalmente, sem querer mascarar uma situação, mostrando ser quem não é ou capacidades que não possui.
Comentários
Postar um comentário