Pular para o conteúdo principal

Palavras-chave são fundamentais


As palavras-chave são aquelas diretamente ligadas à área de atuação. Fazem parte do dia a dia do profissional e servem para identificar não só o seu grau de conhecimento, mas também para chamar a atenção do selecionador. 

Na internet as palavras-chave têm papel fundamental, porque que são utilizadas como filtros na busca por profissionais. As empresas geralmente delimitam o perfil dos candidatos seguindo critérios como idade, cargo almejado, formação, idiomas e cursos específicos.

Por isso, é importante mencionar termos que resumam seus conhecimentos e suas habilidades e, ao mesmo tempo, despertem o recrutador. Logo:

Escolha palavras que sintetizem sua formação e experiência, principalmente jargões relacionados a sua área de atuação;
Seja detalhista nas descrições. O selecionador está de olho nas linguagens específicas. Na área de TI, por exemplo, serão procuradas linguagens de programação e ferramentas que o profissional domina;
Quanto maior o número de palavras-chave, maiores as chances de aparecer nos resultados das buscas.

Confira exemplos de palavras-chave em cinco áreas distintas:

Administrativa 
Planejamento de reuniões; apresentações de metas e resultados; suporte ao cliente; acompanhamento de receita; administração de benefícios; controle de inventário; gerência de projetos; balanço; arquivo; documentação; estratégia; prestação de contas; reembolso.
 
Financeira 
Relação com investidores; análise de risco; administração de risco; projeções financeiras; balanço tributário; administração de lucros; análise de custos; fusão e aquisição; gerenciamento de fluxo de caixa; análise de crédito; operações; bolsa de valores; fundo mútuo; budget; spread ; administração de capital; auditoria; controller; administração de ativos e passivos; brand-equity; planejamento tributário; folha de pagamento; administração de benefícios; gerenciamento de portfólio; conciliação bancária; SAP; COBOL.
 
Recursos Humanos
Treinamento e desenvolvimento; desenvolvimento organizacional; reengenharia de processos; folha de pagamento e benefícios; administração de cargos e salários; compensação variável; recrutamento e seleção; políticas e procedimentos; administração de recursos humanos; relações trabalhistas; avaliação e revisão de desempenho; avaliação de administração de pessoal; desenvolvimento e plano de carreira.
 
Tecnologia 
Rede; dados; Novell; Unix; Linux; Windows; segurança da informação; e-commerce; suporte; servidor; gerenciamento; roteadores; Intranet; banda larga; Java; Developer; banco de dados; browser; firewall; FTP - File Transfer Protocol; hipermídia; plataforma; VRML - Virtual Reality Modeling Language; LAN Switches; desenvolvimento e implementação de sistemas; administração de rede; DB; C++. HTML; ASP; VB; COBOL.
 

Vendas 
Representação de vendas; atendimento ao cliente; pós-venda; follow-up; assistência técnica; varejo; fechamento de caixa; captação de clientes; administração de carteira de clientes; administração de contas Pessoa Física ou Pessoa Jurídica; marketing de produto; negociação e fechamento; mercado B2B/B2C; comunicação estratégica; reuniões; PowerPoint; metas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…