É constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações, de determinado ramo de negócio, em determinada região e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. *
Com a advento da Rede Internet ocorreu a expansão geográfica da área de captação de candidatos pelas empresas, fazendo com que o mercado de trabalho se torne amplo no que concerne ao acesso de candidatos a empresas de outras regiões e países.
OFERTA E DEMANDA - O mercado de trabalho é orientado pela oferta e procura ( demanda ) de empregos. Assim sendo, quanto maior o número de organizações em determinada região, procurando candidatos para as vagas disponíveis, mais ofertas de emprego existem. É o fenômeno da oferta de empregos. Gerando com isso menor tempo de recolocação para o candidato e possibilidades de maior remuneração, devido a escassez de profissionais candidatos.
Por outro lado, quanto menos empresas oferecem vagas maior o tempo de recolocação e menores chances de remunerações melhores. Nesse caso, estaremos com o Mercado de Trabalho apresentando o fenômeno da demanda de empregos, isto é, existem mais candidatos do que organizações oferecendo vagas disponíveis.
ONDE se apresenta? O mercado de trabalho apresenta-se através de jornais de grande circulação na região; empresas de consultoria especializadas em recolocação (agencias de emprego); SITES na Internet; Organismos Governamentais ( SINE- Mtb ), concursos, etc.
COMO se apresenta ?Candidatos - Pela apresentação de : dados de identificação pessoal, formação acadêmica, qualificação profissional e experiência no cargo em empregos anteriores - Curricullum Vitae. Empresas - Apresentando o resumo do perfil profissiográfico requerido para a vaga disponível , a remuneração oferecida entre outras informações que possam atrair os interessados .
CARACTERÍSTICAS ATUAIS:
Nos últimos anos, o mercado de trabalho no Brasil têm se apresentado EM OFERTA, portanto, existem poucas vagas disponíveis sendo apresentadas pelas organizações, com isso, maior é o nível de exigência e menores as remunerações oferecidas.
Com conseqüência dessa situação; o alto índice de desemprego – MÃO DE OBRA INATIVA - e aumento das atividades informais – ECONOMIA INFORMAL OU MARGINAL . O governo federal, estadual e municipal tem consciência que esse cenário trás reflexos para a sociedade, daí, as inúmeras tentativas para resolver essa questão.
Porém, é justo reconhecer que esse fenômeno é mundial e foi acelerado, dentre outros motivos, pelo advento do sistema econômico da globalização, que incentiva a expansão e o acesso rápido a mercados de trabalho, antes desconhecidos ou de difícil acesso.
Comentários
Postar um comentário