Pular para o conteúdo principal

As habilidades não acadêmicas que todo mundo deve ter ao sair da faculdade

Fonte: Shutterstock
Nunca na história tanta gente esteve na universidade. Consequentemente, você precisa encontrar maneiras de se destacar entre todas essas pessoas com qualificações semelhantes às suas, e que estão entrando no mercado de trabalho ao mesmo tempo. Desenvolver habilidades não acadêmicas nunca foi tão importante, principalmente considerando-se a tendência do mercado de contratar quem sabe um pouco de tudo ao invés de pessoas altamente especializadas.
1. Entendimento comercial
Não basta mais só fazer o seu trabalho. Você precisa entender onde a sua empresa está no mercado e como encontrar novas oportunidades para a empresa. Isso significa que é crucial ter conhecimentos não apenas de finanças, mídias sociais ou do seu trabalho especifico. Você também deve conhecer os objetivos da organização e buscar a melhor forma de colaborar com ele. Qualquer um capaz de desenvolver essas habilidades e identificar corretamente oportunidades para usa-las tem grandes chances de se tornar um sucesso.
2. Perseverança
Como já foi dito, o mercado de trabalho pode ser desafiador para recém-formados. Existe inclusive a chance de a sua geração ser uma das poucas na história a ganhar menos que a geração que a precedeu. Mesmo que isso não soe muito encorajador, não será o caso de todos. Aqueles que se manterem determinados e motivados continuarão a garantir os melhores empregos.
3. Networking
Talvez você acredite que já é bom em fazer novos contatos profissionais. Afinal, você conseguiu reunir um número decente de seguidores em várias redes sociais. E mesmo que isso possa ajudar se as suas contas tenham sido bem administradas, construir uma network profissional é bem diferente. Muitos graduados deixam a universidade sem a capacidade de se comunicar profissionalmente com pessoas de diferentes níveis de autoridade na sua área de trabalho. Pode soar óbvio, mas é uma habilidade profissional que um número surpreendente de pessoas simplesmente não tem. Então, se você conseguir desenvolver essa habilidade, ela se torna um diferencial.
4. Trabalhar em equipe
Para quem cresceu praticando esportes em times, essa habilidade pode parecer óbvia, mas um número surpreendente de formados não é capaz de trabalhar efetivamente com outros. Ser capaz de cooperar com um time é uma habilidade profissional essencial, já que organizações procuram sempre maneiras mais fluidas de executar um projeto. As barreiras entre diferentes setores estão sempre quebradas e funcionários são encorajados a pensar em colaboração com os seus colegas. Isso significa que quem não for capaz de fazer isso provavelmente vai ficar para trás.
5. Pensamento global
Com o crescimento da prática dos voos internacionais e outras formas de transporte em massa, sem falar na internet e mídias sociais, o mundo dos negócios se tornou realmente global. Como resultado, é importante possuir uma visão ampla e não pensar nas oportunidades de trabalho como limitadas pelas fronteiras de países.
6. Falar outros idiomas 
Aprender mais de uma língua sempre foi útil. Agora, mais do que nunca línguas além do inglês são cada vez mais úteis. Vale a pena considerar quais línguas serão úteis daqui a dez anos. Agora seria o momento para investir em línguas como o chinês e árabe, devido ao grande crescimento econômico de nações que falam essas línguas.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me