Pular para o conteúdo principal

Como escrever o seu perfil profissional

Você vai se inscrever em uma oportunidade de trabalho e se depara com a exigência de ter um perfil profissional no currículo. E agora? O que é isso? O que come? Como se reproduz? É cada dia mais comum que os RHs peçam esta informação dos candidatos… mas o problema é que ninguém explica exatamente o que é isso, né? Por isso mesmo resolvemos falar um pouco sobre o assunto.
Se você quer entender melhor o que é um perfil profissional, qual deve ser o formato e o que você precisa colocar nele, a gente te dá um norte!

O que é um perfil profissional?

Você conseguiria resumir a sua carreira em algumas frases, mostrando para os RHs as informações mais relevantes do seu currículo? Pois é exatamente para isso que um perfil profissional serve. Além de facilitar muito a vida dos recrutadores, que conseguirão identificar rapidamente se você é a pessoa certa a empresa dele, o perfil é o espaço para você vender o seu peixe!

Como é a estrutura de um perfil profissional?

Não existe uma regra definitiva de como deve ser o seu perfil profissional, mas existem dois formatos muito usados. O primeiro é um parágrafo de texto onde você pode contar um pouco da sua vida profissional, habilidades, e tudo mais que vamos listar mais para baixo. Este modelo te permite usar a criatividade para contar sobre a suas habilidades e experiências profissionais de forma mais interessante.
Se escrever não for a sua praia, não se desespere, o outro formato que citamos provavelmente será mais indicado para você! Faça uma lista com os tópicos mais relevantes da sua carreira, relacionando as suas habilidades e conquistas, a experiência e aprendizados, da mesma forma que faria em um texto corrido.

Dicas para escrever um Perfil profissional

Você está em dúvida de como deve fazer e o que colocar no seu perfil profissional? A gente separou algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Seja objetivo e focado no que interessa!

Você não precisa contar a história da sua vida ou listar tudo o que você já fez ou sabe fazer – isso tudo já está no currículo. Faça uma síntese da sua carreira, escolha apenas as experiências, habilidades, formações e projetos que realmente fazem sentido para mostrar o momento profissional em que você se encontra.

Saiba os seus objetivos profissionais

Vá além do “quero um emprego em tal área” na hora de falar sobre os seus objetivos profissionais. Pense grande, seja ambicioso, afinal estamos falando do que você quer construir a longo prazo e não apenas no seu próximo cargo – mostre que você tem planos para a sua carreira.
Não existe uma fórmula mágica para definir os seus objetivos profissionais. Se você quer crescer e se desenvolver na sua área em uma empresa líder do mercado, coloque isso no currículo. Se você quer ocupar um cargo de liderança, escreva isso. O mais importante é que você seja o mais sincero possível, pois o RH provavelmente vai considerar essas informações para elaborar o seu plano de carreira caso você seja contratado! 😉

Mostre que você sabe fazer o que está dizendo que sabe!

Não adianta colocar uma lista de habilidades no seu currículo se você não mostrar que realmente sabe fazer isso. Procure contextualizar os momentos em que você fez algo de relevante que mostram que você realmente manda bem! Cite as suas conquistas, a sua contribuição para o sucesso dos projetos que participou, as suas ideias que foram implementadas nas empresas onde trabalhou, freelas que você fez e até trabalhos de faculdade incríveis.
Muita gente começa o perfil profissional mencionando quantos anos de experiência tem na área de atuação. Esta é uma ótima maneira de mostrar que você já é calejado no trabalho e provavelmente vai dar conta do recado! 

Abuse do bom e velho Português

Escrever bem e não cometer nenhum erro de gramática ou concordância no currículo te dará uma vantagem sobre outros candidatos em um processo seletivo. Dependendo da exigência do recrutador e da empresa, estes detalhes podem ser decisivos entre a contratação e a eliminação. Se você estiver em dúvida se está tudo certinho ou não, peça para algum amigo ou familiar que manje dos paranauês do Português para revisar para você.
Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...