Pular para o conteúdo principal

Como evitar erros ao trocar de emprego

Especialistas ensinam a blindar sua carreira contra decisões equivocadas

Por Mariana Poli

Indecisão: como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo | <i>Crédito: Pexels
Indecisão: como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo | Crédito: Pexels

Como saber se vale a pena mudar de emprego e de empresa? Ou como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo? 

Além de fazer uma reflexão profunda sobre competências, pontos fracos, sonhos e expectativas profissionais, o candidato à nova vaga deve tomar medidas simples e eficazes, como ensinam os quatro especialistas a seguir.

1. Tenha um plano de carreira bem desenhado 
“É importante que o profissional saiba onde está e aonde quer chegar e avalie a própria situação profissional a cada trimestre. Quem tem clareza do que deseja para a carreira, dificilmente faz escolhas erradas. Muitos dos que enfrentam um desvio de rota não têm definido quais são seus valores e o que os motiva de fato. Isso os leva a aceitar cadeiras por questões imediatistas, sem avaliar qual é o perfil de profissional que aquele cargo exige. Com o tempo, começará a não bater as metas e a enfrentar problemas, justamente por não ter clareza da motivação”, diz Fabiana Monteiro, coach e autora do primeiro volume do livro Histórias de Sucesso, em que traz cases bem-sucedidos de grandes executivos. 

2. Investigue a cadeira que irá ocupar 
“Os maiores desvios acontecem quando se oferece a um jovem gerente, por exemplo, um cargo de diretor. A empresa em que estamos não nos promoverá na mesma rapidez que uma outra. É preciso ter muita atenção à ambição desmedida. Muitos ficam tão atraídos pelo título que não fazem nem uma pesquisa básica: qual é o perfil desta cadeira que estão me oferecendo? Se é gerente há seis meses, não saia correndo só porque estão oferecendo um cargo superior ao seu. E, se optar pela mudança, saiba exatamente o que buscam. Questione o que a empresa espera de você em 30 dias, seis meses, um ano”, diz Magui Castro, sócia da consultoria Caldwell Partners.

3. Conheça os valores da companhia contratante 
“É extremamente importante saber quais são os valores da companhia para a qual está  migrando. Um encaixe positivo entre os valores do funcionário e os da empresa alavanca a performance e cria condições favoráveis para o dia a dia no trabalho. Se existe algo que o impacta negativamente, o profissional começa a querer abandonar o barco. Qualquer profissional precisa fazer, hoje, uma boa gestão de sua carreira. Ter conhecimento daquilo que valoriza e mais gosta de executar evita gastar uma energia absurda com uma troca de emprego equivocada”, diz Margareth Columa, diretora da consultoria Lee Hecht Harrison.

4. Estabeleça um acordo prévio com a chefia 
“Ao aceitar uma promoção ou uma mudança de cargo dentro da sua empresa, faça um acordo prévio com os gestores. Antes de realizar o movimento, expresse que aceita o desafio e está lisonjeado pelo convite, mas deseja fazer um teste na nova função. Questione, também, se poderá voltar ao posto anterior caso não se adeque e pergunte com bastante clareza quais serão as alternativas caso não dê certo na vaga. O empregado que busca uma contrapartida reduz as chances de ficar rendido no futuro”, afirma José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...