Pular para o conteúdo principal

A importância da segurança e qualidade de vida no trabalho

Uma empresa que busca ser competitiva, em mercados cada vez mais globalizados, precisa criar um ambiente onde o trabalhador sinta-se bem ao desempenhar suas funções

A abordagem da segurança, saúde e qualidade de vida tem se mostrado cada vez mais emergente e de grande importância na atualidade coorporativa. Muitos administradores já perceberam que melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus colaboradores torna a organização mais saudável e competitiva.

O conceito tem sido utilizado como forte indicador do grau de satisfação das pessoas que desempenham um trabalho. Sua efetiva aplicação implica em um profundo respeito pelo colaborador. É importante disponibilizar aos colaboradores ferramentas que passam por educar, treinar e proporcionar a eles o equilíbrio dos hábitos que interferem na sua segurança, saúde e qualidade de vida.

Hoje há uma unanimidade na certeza que o fator humano é o elemento diferenciador para o crescimento de uma corporação. Uma empresa que busca ser competitiva, em mercados cada vez mais globalizados, precisa criar um ambiente onde o trabalhador sinta-se bem ao desempenhar suas funções. Isto exige cada vez mais a necessidade de se investir em programas e ferramentas que priorizem a segurança e a qualidade de vida no trabalho. 

Uma importante publicação anual brasileira, que destaca os resultados das 500 maiores e melhores empresas do País, observa que as corporações mais bem colocadas são as que oferecem um melhor ambiente de trabalho e, onde o índice de felicidade é maior. Nas empresas do Grupo CPFL Energia, segurança, saúde e qualidade de vida são tão importantes que fazem parte de uma mesma marca: “Primeiro as Pessoas”. Na Visão, Missão e Valores das empresas do Grupo esse cuidado está assegurado através dos princípios fundamentais da organização.

Atuar permanentemente para controlar e minimizar os riscos associados aos seus processos de trabalho, produtos e serviços, e assegurar a integridade e o bem-estar físico e mental das pessoas com as quais se relaciona, em ambientes que estimulem a cooperação, a coesão, a difusão do conhecimento e o desenvolvimento profissional e humano, fazem parte da cultura da Companhia.

O Portal de Qualidade de Vida está disponível na intranet da empresa, e acessível aos colaboradores, contendo informações relativas à qualidade de vida, saúde, lazer, esportes e cultura. A empresa está remodelando o Portal Qualidade de Vida, que em breve, receberá o nome de “Primeiro as Pessoas”, remetendo ao foco principal do site. O portal contará com três homes, uma de “Segurança do Trabalho’, uma de ‘Saúde’ e outra de ‘Qualidade de Vida”.

A prevenção de acidentes de trabalho e a promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo visa conscientizar e capacitar pessoas na melhoria continua da segurança, saúde e da qualidade de vida, cuja estratégia principal é a de, através de um processo de educação, sensibilizar e mobilizar as pessoas na mudança do seu estilo de vida e na melhoria e cuidados com a sua proteção.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...