Pular para o conteúdo principal

Por que continuar procurando trabalho mesmo já estando empregado

Procurar emprego é igual tentar encontrar o Wally em um cenário sempre caótico e confuso! E, assim como nos livros do personagem, a busca não termina quando você o encontra. Saber onde o Wally está (ou ser contratado por uma empresa) é apenas o primeiro passo para realizar os objetivos do “jogo” e não deve ser o seu objetivo final. Isso porque continuar procurando trabalho pode trazer vários benefícios para a sua carreira!
Neste post a gente vai te explicar por que você deveria continuar procurando por um trabalho mesmo já estando muito bem empregado e quais os benefícios que isso pode trazer para você!

O que as outras empresas estão oferecendo?

Acompanhar as novidades da sua área de atuação é fundamental. Através das vagas e oportunidades que as empresas estão oferecendo você pode avaliar se a sua profissão está ou não em alta e decidir se este é o momento para tomar uma decisão profissional como pedir um aumento, sugerir mudanças na estrutura da sua equipe no trabalho ou até começar a se preparar para trocar de área.

Saiba o que você precisa desenvolver para evoluir na área

Uma das melhores maneiras de ficar por dentro dos novos cargos e as habilidades e ferramentas mais requisitadas do mercado é acompanhando as vagas e oportunidades das empresas. Você pode não estar procurando por um novo trabalho agora, mas assim você saberá o que você precisa desenvolver para construir a sua carreira – na sua ou em outra companhia.

Descubra que você ama o seu trabalho

Sabe aquele ditado popular que fala que “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Muitas vezes, mesmo tendo um trabalho que amamos fazer, a gente acaba pensando que estaríamos mais felizes em outra empresa, fazendo outras coisas. Uma das maneiras de tirar este pensamento da cabeça e perceber que o seu emprego atual pode sim ser o seu trabalho dos sonhos é sondar as oportunidades do mercado.
É possível que você encontre um trabalho muito melhor do que o seu? Sim, claro… se isso acontecer, pode se inscrever na vaga! Mas na maioria das vezes você vai perceber a realidade do mercado, que outras empresas não são tão melhores que a sua, que as oportunidades não são necessariamente mais atrativas e que você está muito bem onde está hoje! 😉

Prepare-se para quando a oportunidade chegar

Pode parecer bizarro, mas ter um trabalho te deixa numa zona de conforto tão grande que você acaba relaxando demais e esquece o que fazer para conseguir um emprego. Como disse Rick Robertson, recrutador da Zynga, “entrevista de emprego é uma habilidade que precisa ser praticada”. O problema é quando você está acomodado e um headhunter daquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar te chama para uma entrevista… e agora?
Então, mesmo que você não esteja planejando trocar de emprego, sempre vale a pena se inscrever em uma ou outra oportunidade que tem a ver com você. Além de você treinar a sua habilidade de ser entrevistado e estar preparado para quando a grande oportunidade chegar, você pode receber uma proposta que te surpreenda positivamente.

Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me