Boa comunicação e bom relacionamento. Essas palavras nunca foram tão importantes quanto hoje, - principalmente quando se trata do mundo corporativo. A pessoa que tem boa relação com seus colegas de equipe ou até mesmo aquela que está fora do mercado de trabalho, mas possui uma boa ferramenta de comunicação e sabe como se relacionar com demais pessoas, parece estar sempre um passo à frente. Parece, não: está.
Hoje, saber como se comportar e como transmitir a sua imagem pessoal frente à sociedade é algo extremamente importante para conquistar e manter o sucesso e bons cargos de trabalho. Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, comenta que a forma a qual as pessoas se comunicam e se comportam frente a sua empresa, sua equipe, a uma entrevista de trabalho, etc., podem criar empatia – ou antipatia, dependendo do caso.
“É aí que entra o marketing pessoal. A questão é: você pode ser o melhor trabalhador do mundo, mas, se não deixar isso transparecer por meio de atitudes, fala, postura, posicionamento – seja na ‘vida real’ ou em perfis de redes sociais/profissionais online – é possível que sua equipe, seu chefe ou futuro chefe; não percebam que você possui todo esse potencial escondido em você”, exalta Madalena.
A especialista lembra que o marketing pessoal, quando bem feito, é um grande diferencial tanto na hora da contratação quanto no dia-a-dia de uma empresa. “Uma história comum: duas pessoas com currículos parecidos fazem o mesmo trabalho dentro de uma empresa, porém, apenas uma delas se destaca e é utilizada como exemplo. Por que isso acontece? Porque nem tudo se resume ao trabalho. Essa pessoa que ganha mais atenção provavelmente sabe fazer seu marketing pessoal e destacar suas qualidades que vão além da função profissional”, exemplifica.
Sabendo da importância que o marketing pessoal representa nas relações tanto de trabalho quanto pessoal, Madalena oferece algumas dicas que podem ser seguidas por aqueles que desejam se destacar e conquistar uma vaga de trabalho, tornar-se exemplo na empresa que atuam, manter um bom emprego, etc.:
1. Seja uma pessoa bem-humorada e otimista, alguém que as pessoas desejam estar perto;
2. Saiba trabalhar em equipe, administrar conflitos e influenciar os outros pelas ações, não somente pelas palavras;
3. Respeito, honestidade, fidelidade, gentileza e humildade nunca fizeram mal a ninguém – invista nessas características;
4. Prometeu: cumpra. Simples assim. Pessoas de palavra, confiáveis e responsáveis são muito valorizadas no ambiente profissional e pessoal;
5. Reconheça seus pontos fracos e seus pontos fortes – e sempre trabalhe para melhorá-los;
6. Utilize a internet a seu favor: cultive seu networking, dando sempre feedback para seus colegas, mantendo-se atualizado nas redes sociais e profissionais (Facebook e LinkedIn, por exemplo), deixando o currículo sempre em dia, checando e-mails, mostrando que está ‘ligado’ com os acontecimentos do mundo, etc.
FONTE: SEGS.COM.BR
FONTE: SEGS.COM.BR
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