Pular para o conteúdo principal

5 passos para melhorar a autoestima


A forma como uma pessoa enxerga a si mesma é chamada de autoestima. É ela que causa felicidade ou tristeza em uma pessoa, que a faz sentir bem consigo mesma ou não. Ela é, também, uma poderosa aliada que permite atingir grandes conquistas, além de fazer com que a pessoa acredite em seu próprio potencial, e se coloque no caminho para realizar seus sonhos.
 
Porém, a autoestima só pode ter todo seu potencial utilizado quando as pessoas estão bem consigo mesmas, coisa que nem sempre acontece. Segundo a Madalena Feliciano, Presidente do Instituto Profissional de Coaching, muitas vezes, o indivíduo se torna seu próprio inimigo. "As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas pessoais", explica a especialista.
 
Madalena afirma que, com exercícios simples, é possível aumentar a autoestima, abrindo caminho para a autorrealização. "Principalmente em mulheres, podemos ver casos de autoestima baixa, e que impedem uma felicidade plena. O primeiro passo para tratar isso é a aceitação de si mesma. Depois, é necessário observar se não é o caso de mudar alguma característica ou hábito que servem de obstáculo na sua autoaceitação", pondera.
 
A coach listou alguns passos simples para aumentar a autoestima, confira:
 
1.   Analise sua vida:
 
Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O seu trabalho lhe traz felicidade? Está satisfeito consigo mesma? Segundo Madalena, o primeiro passo é analisar como a pessoa esta levando a vida, para determinar quais os aspectos que necessitam ser mudados. Com uma simples ferramenta de Coaching, "Roda do Equilíbrio da Vida", pode-se facilmente identificar quais áreas deverão ser trabalhadas e quais ações serão necessárias.
 
2.   Não tome decisões precipitadas:
 
Mesmo julgando que sua vida necessita de melhoras, o ideal é não se apressar demasiadamente. "Não querer mudar do dia para noite é fundamental, pois o resultado não é imediato, e sim progressivo", cita a coach. Com pequenas ações diárias podemos chegar ao cenário desejado.
 
3.   Não se critique demais
 
Madalena afirma que, mesmo se você encontrar muitos itens a serem alterados em sua vida, é comum que as pessoas exagerem no primeiro momento, e se cobrem demais por mudanças drásticas. "Tudo deve ser levado de modo saudável". Estar próximo a pessoas positivas e manter-se alerta aos pensamentos negativos é um exercício simples com excelentes resultados, pontua.
 
4.   Encare seus problemas de frente
 
A Coach orienta, o ideal é não fugir dos seus obstáculos. "Fugir do que dá medo é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhora de si mesmo", afirma.
 
5.   Trabalhe no seu autoconhecimento
 
Reconhecer seus defeitos e qualidades, encarando-os como um conjunto de características que formam o indivíduo, é essencial, de acordo com Madalena. "Responsabilizar-se por suas escolhas é uma etapa importante no amadurecimento e melhoria pessoal', finaliza a coach.

FONTE: SEGS.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…