Redes sociais têm um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos
A empresa cresceu, surgiram novos cargos, é época de fim de ano e a demanda aumentou, alguns colaboradores antigos estão de férias ou foram demitidos, alguns profissionais obtiveram uma promoção e é preciso outra pessoa para ocupar o cargo antigo. São inúmeros os motivos que podem fazer com que uma empresa precise contratar novos funcionários – e esse período nem sempre é fácil. Mas, para passar por esse processo de forma mais rápida e efetiva, já existem inúmeras ferramentas online na hora de procurar um bom candidato.
Segundo João Vitor Gasparetto, Gestor de Carreira e Master Coach da Outliers Careers, a tecnologia, em menos de dez anos, mudou definitivamente a vida de todos, e aqueles que trabalham no RH das empresas também sentiram esse baque. Uma das mudanças mais bruscas e importantes sentidas nesse curto período do tempo diz respeito às redes sociais, que possuem um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos. “O Facebook e o LinkedIn, por exemplo, permitem que as empresas localizem profissionais com o perfil que tanto desejam para integrarem seus times. No Facebook existem inúmeros grupos voltados para vagas de emprego” comenta Gasparetto.
Confira algumas orientações do profissional para que os empresários utilizem todo o potencial da internet na hora de encontrar bons profissionais:
1. Divulgar as vagas da sua empresa de forma eficiente – destacando isso em sua fan page, em bons grupos do Facebook e investindo no LinkedIn, por exemplo.
2. Deixar bem definidas as possíveis funções, atividades e responsabilidades que são requeridas para conquistar a vaga.
3. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas pessoais – utilizando a tecnologia nesse processo, afim de minimizar os custos e agilizar o processo, ou seja, vasculhando sobre o perfil do profissional em redes sociais e, caso haja maior interesse, fazendo uma entrevista prévia via webcam.
4. Manter um banco de dados atualizados para potenciais candidatos.
5. Sempre verificar as referências antes de contratar de forma efetiva um candidato.FONTE: REVISTA VIVER
Comentários
Postar um comentário