Pular para o conteúdo principal

Confira dicas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho

A prosa de hoje vai para o ouvinte aí que está desempregado. Nesta hora, todo cuidado é pouco. Começando pelo que fazer com o dinheiro que recebeu na demissão, inclusive o Fundo de Garantia, com ou sem os 40% de multa.

Quem dá os conselhos é uma pessoa que trabalha neste assunto já faz tempo, Madalena Feliciano, diretora geral da empresa Outliers Carees, especializada justamente em preparar pessoas desempregadas para dar um passo à frente. Mesmo que o caminho não seja lá estas coisas. Vamos nesta?

Começando pelo básico. A pessoa de repente está desempregada. Não esperava uma coisa dessas. Era uma ótima empregada, considerada por todos. Fazer o que nesta nova e triste fase?

Sonora: "Eu costumo dizer que a estrelinha nas costas deixa de existir. Então é um momento de ter disciplina, determinação e, principalmente, ter um auto-conhecimento. Saber quais são seus reais talentos, o que você gosta de fazer para poder montar o seu plano de ação e aceitar o momento. Você está fora do mercado, tem que ter uma estratégia, não adianta sair atirando para todos os lados e ficar chorando o leite derramado. Vamos agir, vamos partir para ação". 

Vamos em frente. Tem mais uma coisa. Sabe aquele casal que se separa depois de muitos anos juntos? Daí, um deles resolve simplesmente, como se diz, cair na gandaia, na farra. Errado. A mesma coisa acontece com quem fica desempregado. Certo, especialista Madalena Feliciano?

Sonora: "Exatamente. É uma comparação bem interessante. Você separa da sua esposa, você vai para gandaia? É o momento, você está pronto para isso? A mesma coisa é o rompimento de um contrato de trabalho". 

Continuando. Alô prezada pessoa ouvinte que está desempregada. Não tire férias, não viaje, não gaste o que pode ser adiado. Administre o dinheiro da demissão. Não descanse. A hora é de continuar conectado, ligado com as pessoas, fazer novas amizades, não desanimar.

Pois vamos à próxima fase que a pessoa desempregada precisa fazer. Sabe aquele currículo, aquele conhecimento, aquele contato? Está na hora de reativar tudo, começando pelo currículo a ser apresentado a novos empregos, que pode, se for o caso, ser até diferente de onde se trabalhava.

Sonora: "Reorganize o seu currículo. Tenha um currículo simples, objetivo, mas um currículo comercial, que desperte o interesse da empresa. Se prepare para as entrevistas, ninguém passa a vida procurando emprego". 

Completando a prosa miúda, mas importante para quem está desempregado. Caiu aquela estrela na testa, como se diz, a pessoa não é mais importante. Mas tem como voltar a ser. Um exemplo, especialista Madalena Feliciano, que acompanha muitos casos na prática. Tem que se atualizar, né?


Sonora: "O mercado está competitivo, o mercado é competitivo. Acredito que o momento de crise pode, sim, surgir grandes oportunidades, mas você tem que estar preparado para isso. Então, leia artigos, se for necessário procure um especialista que possa te orientar, te preparar, te ajudar". 

Fechando a prosa mesmo. Madalena Feliciano, diretora geral da empresa Outliers Carees. Prepara pessoas desempregadas para continuar na vida produtiva. Uma perguntinha final. Esses conselhos todos de hoje também valem se a desempregada for uma mulher?

Sonora: "Os procedimentos são bastantes semelhantes independente do sexo, seja ele masculino ou feminino. A mulher cada dia está mais presente no mercado de trabalho, ela tem dupla jornada, seja ela, com marido, com filhos ou dentro do corporativo. Então as dicas são as mesmas: persista, seja determinada, defina sua estratégia e parte para ação independente se você é mulher ou homem".

FONTE: EBC Radioagência Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…