Pular para o conteúdo principal

Confira dicas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho

A prosa de hoje vai para o ouvinte aí que está desempregado. Nesta hora, todo cuidado é pouco. Começando pelo que fazer com o dinheiro que recebeu na demissão, inclusive o Fundo de Garantia, com ou sem os 40% de multa.

Quem dá os conselhos é uma pessoa que trabalha neste assunto já faz tempo, Madalena Feliciano, diretora geral da empresa Outliers Carees, especializada justamente em preparar pessoas desempregadas para dar um passo à frente. Mesmo que o caminho não seja lá estas coisas. Vamos nesta?

Começando pelo básico. A pessoa de repente está desempregada. Não esperava uma coisa dessas. Era uma ótima empregada, considerada por todos. Fazer o que nesta nova e triste fase?

Sonora: "Eu costumo dizer que a estrelinha nas costas deixa de existir. Então é um momento de ter disciplina, determinação e, principalmente, ter um auto-conhecimento. Saber quais são seus reais talentos, o que você gosta de fazer para poder montar o seu plano de ação e aceitar o momento. Você está fora do mercado, tem que ter uma estratégia, não adianta sair atirando para todos os lados e ficar chorando o leite derramado. Vamos agir, vamos partir para ação". 

Vamos em frente. Tem mais uma coisa. Sabe aquele casal que se separa depois de muitos anos juntos? Daí, um deles resolve simplesmente, como se diz, cair na gandaia, na farra. Errado. A mesma coisa acontece com quem fica desempregado. Certo, especialista Madalena Feliciano?

Sonora: "Exatamente. É uma comparação bem interessante. Você separa da sua esposa, você vai para gandaia? É o momento, você está pronto para isso? A mesma coisa é o rompimento de um contrato de trabalho". 

Continuando. Alô prezada pessoa ouvinte que está desempregada. Não tire férias, não viaje, não gaste o que pode ser adiado. Administre o dinheiro da demissão. Não descanse. A hora é de continuar conectado, ligado com as pessoas, fazer novas amizades, não desanimar.

Pois vamos à próxima fase que a pessoa desempregada precisa fazer. Sabe aquele currículo, aquele conhecimento, aquele contato? Está na hora de reativar tudo, começando pelo currículo a ser apresentado a novos empregos, que pode, se for o caso, ser até diferente de onde se trabalhava.

Sonora: "Reorganize o seu currículo. Tenha um currículo simples, objetivo, mas um currículo comercial, que desperte o interesse da empresa. Se prepare para as entrevistas, ninguém passa a vida procurando emprego". 

Completando a prosa miúda, mas importante para quem está desempregado. Caiu aquela estrela na testa, como se diz, a pessoa não é mais importante. Mas tem como voltar a ser. Um exemplo, especialista Madalena Feliciano, que acompanha muitos casos na prática. Tem que se atualizar, né?


Sonora: "O mercado está competitivo, o mercado é competitivo. Acredito que o momento de crise pode, sim, surgir grandes oportunidades, mas você tem que estar preparado para isso. Então, leia artigos, se for necessário procure um especialista que possa te orientar, te preparar, te ajudar". 

Fechando a prosa mesmo. Madalena Feliciano, diretora geral da empresa Outliers Carees. Prepara pessoas desempregadas para continuar na vida produtiva. Uma perguntinha final. Esses conselhos todos de hoje também valem se a desempregada for uma mulher?

Sonora: "Os procedimentos são bastantes semelhantes independente do sexo, seja ele masculino ou feminino. A mulher cada dia está mais presente no mercado de trabalho, ela tem dupla jornada, seja ela, com marido, com filhos ou dentro do corporativo. Então as dicas são as mesmas: persista, seja determinada, defina sua estratégia e parte para ação independente se você é mulher ou homem".

FONTE: EBC Radioagência Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me