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Como administrar o tempo com destreza

Já ouviu a frase "tempo é dinheiro"? Aprenda a conduzir melhor suas horas para ter mais sucesso


As exigências, compromissos e responsabilidades aumentaram com o passar dos anos, à medida que as pessoas amadurecem. Independente disso, o tempo não muda. Os dias permanecem com 24 horas de duração e as semanas com 7 dias. Então, para lidar da melhor com o tempo e torná-lo mais produtivo, é preciso administrá-lo com sabedoria.
“Administrar o tempo é uma atitude que ajuda a fazer com que todas as suas tarefas sejam executadas da melhor forma possível – e ocupem uma parte menor do seu dia”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers.
Seja em casa, no trabalho, na faculdade ou na vida pessoal, é preciso organizar o que deve ser feito e a forma como serão executados. Desse modo, as tarefas serão realizadas com eficácia e dentro dos prazos estipulados.
“Duas atitudes devem ser encaradas com seriedade e compromisso: organização e disciplina. Essas duas palavras, quando transformadas em ações, promovem verdadeiras mudanças no nosso dia a dia e tornam nossa vida muito mais fácil”, exalta Madalena.
Além disso, existem algumas atitudes ‘chaves’ que devem ser tomadas por quem quer, desde já, otimizar o tempo. “Uma das dicas que eu sempre falo é: faça uma lista de prioridades. Por mais que existam milhões de coisas que você quer ou precisa fazer, organize as mais urgentes e faça uma lista. Determinando mais ou menos o tempo que utilizará para realizar cada tarefa”, comenta a executiva. Segundo ela, em casos como esses, o indicado é colocar os itens mais difíceis no topo da lista
Outra dica importante é evitar as distrações, sendo elas as grandes vilãs na administração do tempo. Aqueles momentos de distração que eram pra ser pequenos, podem tomar muito tempo e, quando você perceber, terá acumulado o que deveria ter feito.
Organizar a sua mesa, seu computador – e a sua vida, com o auxílio de uma agenda, por exemplo, - também pode ser uma ótima solução. “Com os materiais organizados, você não perderá tempo procurando documentos, pastas, relatórios, arquivos no computador etc. A agenda ajuda para marcar tarefas pessoais, datas especiais, ligações a fazer e demais eventos importantes. Quanto mais organizada é a sua vida pessoal, mais fácil fica para administrar o restante” ressalta.
Usar as tecnologias ao seu favor para evitar filas, por exemplo, também é uma grande ajuda. “Quanto mais coisas você puder resolver pela internet ou telefone, melhor. Desse jeito você evita ir até os locais, o que poupa grande tempo de deslocamento, as filas demoradas e demais complicações que possam aparecer.
“Porém, para que todas as dicas anteriores tenham sucesso, é preciso de uma coisa antes de tudo: estar bem descansado. Por isso, planejar intervalos, separar algumas horas para o lazer e dormir bem são atitudes mais do que necessárias para que o seu tempo seja bem aproveitado – afinal, ninguém trabalha ou vive bem quando não dorme ou não tem algum momento para aproveitar o seu descanso”, conclui Madalena.
Em suma, conhecer a sua rotina, organizar as tarefas e administrar o tempo ajudará não só seu trabalho, mas também lhe trará mais qualidade de vida.

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