Pular para o conteúdo principal

Retorne ao mercado de trabalho


O mercado de trabalho brasileiro continua sofrendo fortemente com a recessão econômica. No segundo trimestre de 2016, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Até o fim junho, o país já tinha ultrapassado os 14 milhões de pessoas procurando emprego.

Para Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA – Universidade Veiga Almeida no Rio de Janeiro, o trabalho é a tarefa de maior sentido na vida do ser humano. “Quando ele se vê obrigado a se desligar da rotina, a situação é semelhante ao luto e gera fragilidade”, observa. Levando em conta essa realidade, a gestora Madalena Feliciano, da empresa de recolocação, Outliers Careers, realiza um trabalho completo para o retorno da pessoa desempregada ao mundo corporativo. Veja algumas dicas para não sucumbir com a falta de oportunidades:

1. Superação e coragem andam juntas: para conquistar qualquer objetivo, o principal componente é a coragem. Desse modo, encarar uma demissão é uma tarefa necessária. É claro, existe um período no qual a pessoa sente tristeza pela perda da atividade, mas deve encontrar forças.

2. Você gosta do que faz?: se o tipo de função realizada não o faz feliz, talvez essa seja a chance de buscar outra coisa, em uma área diferente. Veja qual setor mais te agrada, assim terá mais chance de alcançar o sucesso.

3. Conheça o mercado: se for mudar de ramo, então é melhor estudar para qual segmento irá. Agora, do lado de fora, é a hora de fazer boas análises para encontrar a melhor vaga.

4. Comunicação interpessoal: em uma linguagem acessível, conheça e mantenha contato com pessoas do segmento de atuação almejado. Ter boa rede é muito importante para encontrar novas oportunidades. Por isso não se esqueça de cultivar relacionamentos.

5. Entenda a vaga para a qual se candidatou: procure informações sobre a empresa. Saber onde está pisando é o mínimo esperado pelo recrutador. Por último e não menos importante, ao ser chamado para uma entrevista, saiba comportar-se. A avaliação começa quando você entra na corporação, então, desde a portaria, mantenha a boa postura e educação.

Veja também a matéria em :https://www.nube.com.br/blog/detalhes_preview_materia?id_noticias=13605


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…