Pular para o conteúdo principal

A importância de se planejar a carreira ainda na faculdade

Quanto mais cedo se começa a traçar as metas da carreira, mais bem sucedido é o profissional 

No atual mundo globalizado, em que as mudanças ocorrem muito mais rapidamente e a concorrência no mercado é cada vez mais alta, planejar a carreira se tornou fundamental. Por muito tempo, os profissionais contavam apenas com os planos de carreira oferecidos por suas empresas contratantes, hoje em dia, com as diversas opções de especializações, se você quer diversificar o currículo e explorar diferentes vertentes da sua profissão, é preciso se planejar.

A Gestora de Carreiras e diretora da Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, Madalena Feliciano, diz que se deve começar cedo. “Se você ainda está na faculdade, é essencial que comece a pensar no rumo que quer tomar na sua carreira, nas diferentes especializações que gostaria de ter e colocar no papel, para se planejar”, comenta.

Segundo Madalena, qualificação nunca é demais. “Há alguns cursos profissionalizantes que o graduando pode fazer que tem a ver com a sua área de atuação, mas que não requerem ainda o diploma. Dessa forma, mesmo que ainda na faculdade, ele adquire mais conhecimento técnico que será muito bem visto na entrevista de estágio dos sonhos”, aconselha.

A Gestora acrescenta, dizendo que esses planejamentos não podem apenas ficar na cabeça. “Coloque-os no papel, trace metas e o objetivo. Diga em quanto tempo você pretende atingir todos eles. Isso lhe dará mais direção até mesmo para com estágios e trainees, para enxergar se os seus objetivos estão realmente te colocando na direção certa. O profissional que atira para todos os lados acaba se perdendo na carreira”, afirma Madalena.


É importante também reconhecer os recursos disponíveis e, desde o começo, definir o foco de ação a busca pelos resultados. “O êxito e o triunfo não podem ser comprados, porém, o sucesso de cada um depende muito mais de si próprio do que se pensa”, conclui a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…