Pular para o conteúdo principal

Uma boa liderança

Liderar pessoas é um comportamento complexo, que vai além de técnicas, conhecimentos e experiências. No entanto, nem sempre essas competências nascem com o indivíduo, e com os estudos desenvolvidos pelos especialistas de coaching, hoje em dia, essas técnicas podem ser ensinados, assim como novos hábitos podem ser inseridos no dia-a-dia das pessoas. Ser um bom líder no mercado de trabalho hoje em dia é uma função que exige muito do profissional e, para aprender a fazer isso da melhor forma, o coaching é um dos melhores recursos possíveis.
Segundo Madalena Feliciano, coach de carreiras e diretora da Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, as empresas mudam muito de acordo com os seus líderes e a forma com que cada um deles trabalha. “Um líder que trabalha com as estratégias de coaching que lhe foram ensinadas é aquele que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com os seus liderados e que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair dos outros o melhor de cada um”, explica.
De acordo com a especialista, existem quatro características que precisam ser trabalhadas pelo profissional que deseja liderar uma equipe de forma surpreendente.
1.Criar um ambiente de segurança: “Esta é uma das necessidades básicas de qualquer ser humano e o bom líder sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados, ele precisa do comprometimento, motivação engajamento de cada colaborador da empresa. Isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas se sentirem seguras para poder agir”, comenta.
2.Ter uma boa comunicação com a equipe: “As palavras são poderosas, e, por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial. Para liderar as pessoas, o líder deve desenvolver a habilidade de se comunicar com maestria, para isso, o ideal é aprender a ouvir a essência do que dizem os colaboradores, compreender o modelo de mundo do seu liderado, a fim de adequar a linguagem e o meio de comunicação, e construir uma forma de comunicação clara, positiva e afirmativa”, completa a coach.
3. Caminhe junto com a equipe: “Se você quer que os seus liderados cheguem aonde outros não chegaram, vejam além do que os outros enxergam e que se esforcem além dos seus limites, você deve estar lá com eles, não apenas dizendo-os o que fazer, mas guiando-os”, afirma Madalena.
4. Viva no presente e tenha foco no futuro: “A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro. Para isso, o ideal é manter a visão estratégica que o levará ao sucesso, ter prazer na sua profissão e na sua forma de trabalhar, acostumar-se a inspirar e influenciar toda sua equipe a partir do seu próprio comportamento e atitude e lembrar-se do passado com orgulho – mas, principalmente, viver o presente com alegria, paixão e excelência, sempre mantendo o olhar no futuro com a certeza de bons resultados”, conclui a coach.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...