sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Uma boa liderança

Liderar pessoas é um comportamento complexo, que vai além de técnicas, conhecimentos e experiências. No entanto, nem sempre essas competências nascem com o indivíduo, e com os estudos desenvolvidos pelos especialistas de coaching, hoje em dia, essas técnicas podem ser ensinados, assim como novos hábitos podem ser inseridos no dia-a-dia das pessoas. Ser um bom líder no mercado de trabalho hoje em dia é uma função que exige muito do profissional e, para aprender a fazer isso da melhor forma, o coaching é um dos melhores recursos possíveis.
Segundo Madalena Feliciano, coach de carreiras e diretora da Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, as empresas mudam muito de acordo com os seus líderes e a forma com que cada um deles trabalha. “Um líder que trabalha com as estratégias de coaching que lhe foram ensinadas é aquele que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com os seus liderados e que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair dos outros o melhor de cada um”, explica.
De acordo com a especialista, existem quatro características que precisam ser trabalhadas pelo profissional que deseja liderar uma equipe de forma surpreendente.
1.Criar um ambiente de segurança: “Esta é uma das necessidades básicas de qualquer ser humano e o bom líder sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados, ele precisa do comprometimento, motivação engajamento de cada colaborador da empresa. Isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas se sentirem seguras para poder agir”, comenta.
2.Ter uma boa comunicação com a equipe: “As palavras são poderosas, e, por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial. Para liderar as pessoas, o líder deve desenvolver a habilidade de se comunicar com maestria, para isso, o ideal é aprender a ouvir a essência do que dizem os colaboradores, compreender o modelo de mundo do seu liderado, a fim de adequar a linguagem e o meio de comunicação, e construir uma forma de comunicação clara, positiva e afirmativa”, completa a coach.
3. Caminhe junto com a equipe: “Se você quer que os seus liderados cheguem aonde outros não chegaram, vejam além do que os outros enxergam e que se esforcem além dos seus limites, você deve estar lá com eles, não apenas dizendo-os o que fazer, mas guiando-os”, afirma Madalena.
4. Viva no presente e tenha foco no futuro: “A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro. Para isso, o ideal é manter a visão estratégica que o levará ao sucesso, ter prazer na sua profissão e na sua forma de trabalhar, acostumar-se a inspirar e influenciar toda sua equipe a partir do seu próprio comportamento e atitude e lembrar-se do passado com orgulho – mas, principalmente, viver o presente com alegria, paixão e excelência, sempre mantendo o olhar no futuro com a certeza de bons resultados”, conclui a coach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário