Networking é uma palavra que já se incorporou ao cotidiano profissional e tornou-se símbolo de reconhecimento e prestígio. Do inglês, que significa “rede de contatos”, essa expressão pode ser definida com uma das maiores razões do sucesso de qualquer empresa, seja micro, pequena ou grande. Um bom relacionamento empresarial pode te abrir portas para grandes parcerias, importantes clientes e também uma ótima vida social no ramo pessoal. Essas relações geram aprendizados, crescimento e se tira aspectos positivos e produtivos para adicionar no dia-a-dia. E entender porque o networking é tão importante, não é muito difícil.
Madalena Feliciano, gestora de carreiras e diretora da empresa de recolocação de mercado, Outliers Careers, comenta que o ser humano é muito sociável, isso quer dizer, que ele tem hábitos de convívio com outras pessoas. “Se cada um souber tirar proveito disso da melhor maneira, a vida poderá melhorar em vários aspectos. O essencial é sempre tomar cuidado e ter bem claro quem é a sua rede”, comenta.
Segundo a gestora, existem ações importantes que diferenciam aquelas pessoas que sabem fazer networking da maneira correta daqueles que se tornam chatos e oportunistas. “Uma boa dica é diferenciar as pessoas por categorias para facilitar a organização da rede de contatos. Uma das formas mais simples é fazer uma lista de pessoas e classificar conforme categorias definidas por você: negócios, família, amigos, faculdade, esportes etc.”, exemplifica a especialista.
Outro ponto importante para quem quer manter o networking em dia é participar de eventos. “Quem é visto é lembrado. Quanto mais você estiver presente em eventos importantes mais as pessoas saberão sobre você. Porém, é importante não exagerar, ou pode queimar sua imagem. O ideal é fazer escolhas e decidir os melhores eventos para participar. Os que podem trazer maiores frutos para o futuro e proporcionar conhecer pessoas interessantes”, aconselha Madalena.
Madalena acrescenta dizendo que, não adianta ter um ótimo networking e contatos certos, se não há comunicação e interação com eles. “Ninguém gosta daquele conhecido que passa anos sem manter contato, mas volta quando precisa de um favor”, diz. Hoje em dia as redes sociais tornaram-se grandes aliadas para o networking. “Participar de redes como Linkedin, Twitter, Facebook, etc., podem ajudar no processo, mas é preciso tomar cuidado e sempre lembrar que, apesar do apoio tecnológico, o mais importante ainda é o contato one-to-one” comenta.
Além disso, Madalena diz que não pega bem apenas entrar em contato com sua lista de networking, apenas para vender sua ideia/produto/serviço. “O ideal é que sejam utilizadas diferentes estratégias de comunicação. Estude a sua lista de contatos, entenda o que elas procuram e o que querem. Estabeleça padrões e critérios para os contatos profissionais. Marque um dia da semana ou período específico para fazer contatos com pessoas estratégicas. No campo pessoal, lembre-se que os amigos gostam de receber um telefonema, torpedo, e-mail ou uma visita. Diversifique, não faça com que as coisas pareçam forçadas e não ‘alugue’ uma única pessoa”, conclui.
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