Com o
mercado altamente competitivo que se percebe atualmente, em que apenas possuir
um diploma universitário não é o suficiente para se destacar, outras formas de
diferenciação são procuradas pelos profissionais. A crise financeira a qual o
Brasil atualmente está passando também influencia nesse cenário: pessoas que
recentemente perderam seus empregos, ou que lutam para que isso não aconteça,
percebem a necessidade de melhorar seus resultados e métodos de trabalho, e,
para isso, precisam, muitas vezes, de ajuda profissional.
Nesse cenário, alternativas são buscadas para melhorar o
desempenho de pessoas e empresas, visando driblar a realidade. Nisso, eis que
surge o coaching: metodologia utilizada para potencializar a conquista de
resultados profissionais e pessoais. Assim, com a ajuda do profissional
correto, habilitado, treinado e certificado para trabalhar na área, o objetivo
pode ser alcançado de forma mais direta e prática possível, com foco e bons
resultados.
Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers,
“o coaching é uma abordagem guiada para o futuro, para a conquista de objetivos
e metas que suscitem mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas” diz.
O profissional
(coach) deve manter o foco na meta definida pelo coachee (cliente), ajudá-lo a
entender o que é necessário fazer ou acontecer para que ele tenha as melhores
condições de chegar ao local em que deseja e conquistar seus objetivos. “O
coaching ajuda a estimular as habilidades pessoais para a superação de obstáculos
e para o alcance de objetivos, de forma que explora o máximo do potencial criativo, intelectual e emocional das
pessoas e ajuda a descobrir quais são os pontos fracos e pontos fortes do
coachee, a fim de torná-lo mais eficiente” explica Madalena.
O coaching de
vida corresponde ao desbloqueio de timidez, cuidados com a saúde, finanças,
relacionamentos, espiritualidade, emagrecimento, casamento, gravidez,
concursos, comprar um imóvel, voltar à estudar, entre outros. O executivo na
melhora de performance empresarial e de resultados, mudança de comportamentos e
desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais, trabalho em equipe e na gestão de stress.
O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento de estratégias para o
crescimento da empresa ou de profissional liberal, sucessão, gestão familiar,
relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e negócios. “Essa forma de
coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou do negócio para ter o
resultado desejado”, explica Madalena.
O coaching de vendas visa o crescimento das vendas e o aumento da conversão em
vendas das equipes e vendedores. Além disso, ajuda na identificação de
oportunidades e ameaças, com foco em crescimento de vendas e ampliação de
mercado. E o coaching de carreira, que ajuda a desenvolver estratégias para o
crescimento ou mudança na carreira.
O coaching de negócios ajuda no desenvolvimento de estratégias para o
crescimento da empresa ou de profissional liberal, sucessão, gestão familiar,
relacionamento entre sócios, equilíbrio entre vida e negócios. “Essa forma de
coaching deve ser realizada com o dono da empresa ou do negócio para ter o
resultado desejado”, explica Madalena.
O coaching de vendas visa o crescimento das vendas e o aumento da conversão em
vendas das equipes e vendedores. Além disso, ajuda na identificação de
oportunidades e ameaças, com foco em crescimento de vendas e ampliação de
mercado. E o coaching de carreira, que ajuda a desenvolver estratégias para o
crescimento ou mudança na carreira.
Essa é uma metodologia que pode ser utilizada em vários
aspectos da vida, mas as suas principais formas de atuação são: coaching
executivo, negócios, vida, vendas e de carreira.
De maneira geral, pode-se dizer que o coaching ajuda o
profissional (ou a empresa) a lidarem melhor não só com as pressões do dia a
dia, como também se destacarem no mercado. "Por meio do coaching, é
possível ajudar grandes corporações a criarem um ambiente de trabalho melhor
para seus funcionários, o que aumenta a produtividade e os lucros. Além disso,
ao otimizar o trabalho dos colaboradores para áreas específicas, é possível
alcançar resultados que nunca foram antes imaginados", conclui Madalena.
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