Pular para o conteúdo principal

Empreendendo de dentro para fora

Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com | <i>Crédito: Divulgação/Sandro Magaldi
Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com | Crédito: Divulgação/Sandro Magaldi
São Paulo – Quando se fala em empreendedorismo, a maioria das pessoas pensa, em primeiro lugar, em ter sua própria empresa e, por conseqüência, em inovar olhando para um futuro fora do local onde trabalha no momento. O segredo, porém, para Sandro Magaldi, está em empreender dentro da própria empresa. CEO do site meusucesso.com, pesquisador e professor do MBA da ESPM e FIA, ele foi palestrante na 6ª edição do Fórum VAGAS, realizado em São Paulo nesta última terça-feira, 26.

O intraempreendedorismo pode, segundo Sandro, ser a resposta para a demanda de inovação em empresas que têm ficado cada vez mais obsoletas e perdido talentos para as startups, por exemplo. Empreender não passa, no final das contas, de uma questão de tomar risco, acompanhar a velocidade das mudanças e trazer novas ideias para o negócio. Então, por que não trazer tudo isso para um lugar já conhecido pelo profissional? 

Sandro acredita que empreender internamente é uma tendência do mercado – tanto para as empresas, quanto para profissionais.  Isso porque as companhias fazem cada vez mais parcerias com universidades, programas de incentivo interno e concursos para mapear startups, o que significa que as corporações querem trazer a inovação para dentro dos seus negócios.  Segundo o pesquisador, porém, os gestores estão deixando de olhar para dentro da empresa. “Você tem mil funcionários, será que não tem 100 desses que fariam a diferença? É impossível que as organizações vivam com essa perda de talentos incríveis”, diz Sandro em entrevista à Você S/A. A solução, segundo o palestrante, seria unir então a maturidade e experiência de profissionais mais velhos com o espírito de startup dos jovens.

Sandro Magaldi ainda destacou a principal diferença entre ter espírito empreendedor e ser um intraempreendedor. Enquanto ter um espírito empreendedor está mais relacionado à atitude, proatividade e a querer buscar uma realização, o intraempreendedor coloca a ideia em prática e gera disso um novo negócio, um novo produto ou um novo serviço. “São outras competências. Eu tenho que ter posses e ter uma visão de execução para empreender um negócio. Não basta só ter a atitude de querer fazer”, definiu Sandro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…