Você
já observou que a cada derrota as pessoas costumam jogar a culpa em
outras pessoas ou situações? Um atleta, por exemplo, culpa a falta de
tempo de preparação, o foi o vento que foi contrário na hora da prova,
ou o colega que não se colocou na posição correta para dar andamento a
jogada, ou ainda a dorzinha que não foi sarada em tempo. A culpa nunca é
ou foi sua…
No dia-a-dia de trabalho também encontramos profissionais assim.
“O
relatório não ficou pronto porque o colega da outra área não passou as
informações”. “Cheguei atrasado à reunião porque o trânsito estava
horrível justamente na hora em que estava indo para o local”. “Não pude
ir para o trabalho na segunda-feira porque alguém ficou doente”. Tem até
aquelas pessoas que são mais drásticas: “matam” ou “enterram” algum
parente, daí vem com a desculpa: “não pude comparecer ao trabalho na
segunda porque a tia-avó faleceu” ou “tive que ir ao enterro da minha
bisavó”.
Pode
parecer que desculpas assim “livram a cara”, mas não. elas só servem
para estragar a imagem profissional da pessoa que age assim.
Com
certeza assumir um erro, qualquer que seja ou qualquer que seja o
estrago que ele venha trazer, é uma atitude nobre e que só enaltece a
pessoa que assume a responsabilidade.
Que tal mudar as desculpas?
Por Equipe Dicas Profissionais
Comentários
Postar um comentário