Pular para o conteúdo principal

A comunicação interna e seus impactos na relação com os clientes

Cada vez mais tem ficado evidente a importância que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois são estes que representarão a empresa junto aos seus clientes

iStock

 Por: Rogério Santos

Sempre que abordamos o tema “Relacionamento com Clientes” de uma empresa, logo pensamos em pesquisa de satisfação, contatos comerciais, entrega de brindes, entre outras ações de marketing.

Porém, na última década, cada vez mais tem ficado evidente a importância que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois são estes que representarão a empresa junto aos seus clientes.

Seguindo-se esta linha de raciocínio, defendo que uma Comunicação Interna bem estruturada e planejada pode verdadeiramente transformar os funcionários em excelentes vendedores, não apenas dos produtos ou serviços, mas também da missão, visão e valores da empresa.

A informação é um bem precioso e quando é divulgada de forma adequada, se torna um elemento que solidifica a relação entre a empresa e o cliente, por isso deve haver por parte da liderança um alinhamento no conteúdo de tudo o que se transmite internamente na companhia, independente de área, departamento ou cargo das pessoas.

E a Comunicação Interna precisa ser tratada como um dos itens do planejamento estratégico e que trará resultados, merecendo atenção e investimentos, e necessitará de ferramentas para atingir seus objetivos, como um Site exclusivo para os colaboradores (alguns chamam de intranet, portal, etc.), jornal interno, murais, reuniões periódicas, eventos internos (aniversariantes do mês, festa de confraternização, funcionário destaque, etc.), uso de tecnologia digital de comunicação (aplicativos de conversa via celular, SMS, Redes Sociais, E-mails, etc.), dentre outras possibilidades.

Vale ressaltar que é recomendada a contratação de um profissional ou mesmo de uma agência de publicidade ou assessoria de imprensa para que a Comunicação Interna tenha os cuidados que merece, uma vez que é preciso que se implemente uma linha editorial que se ajuste ao padrão sociocultural dos colaboradores, ou seja, é preciso que o funcionário entenda o que as empresa deseja transmitir, evitando-se “ruídos” ou “mal-entendidos” no processo de comunicação corporativa.

As empresas que dão o devido valor para sua Comunicação Interna colhem frutos todo o tempo, pois os colaboradores se sentem parte do time e estão sempre dispostos a atender bem seus colegas de trabalho, fornecedores e os clientes.

Encerro este breve artigo com uma pergunta: Você acredita e investe em Comunicação Interna na sua empresa? Pense bem no que vai responder e, mesmo que nesse primeiro momento sua resposta não seja a mais satisfatória, você pode mudar seus conceitos e trabalhar para que seu negócio tenha melhores resultados, para isso basta se comunicar com seus colaboradores.

Rogério Rodrigues Santos - 47 anos, graduado em publicidade, com especializações em marketing e planejamento estratégico, possui MBA em Marketing pela FGV-SP. Atualmente é Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado do GRUPO GR, com passagens por Editora Saraiva, Empresas Remaza, Unibanco e Folha de S. Paulo. É docente em diversas instituições de Ensino Superior, como ESTÁCIO, ESPA e UNIESP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...