Pular para o conteúdo principal

Lições de empreendedorismo que alguns heróis da Marvel deixam para você

Alguns personagens podem nos inspirar e ensinar! Confira abaixo

Sair de casa pra ir ao cinema ou sentar à frente da TV e se conectar à Netflix num final de semana pode ser mais que um momento de entretenimento. Muitos filmes trazem lições valiosas para vários aspectos de nossas vidas, inclusive os negócios. E algumas podem vir de onde menos se espera. Filmes populares de heróis chamam atenção pelos efeitos especiais, pelo apelo emocional, pelas grandes histórias. Mas alguns personagens podem ser muito inspiradores para quem empreende.
Selecionamos alguns destaques para vocês:

Homem de Ferro: excelência e estratégia

Tony Stark pode até não ser uma pessoa muito fácil de convivência e ter um ego um tanto quanto inflado. Mas uma coisa não podemos negar: ele nunca vai fazer um trabalho "mais ou menos". Dedicado ao extrema às suas tecnologias, faz muita questão de desenvolver sempre o melhor produto. Todo empreendedor precisa ter isso em mente. Entregar a melhor experiência ao seu cliente é fundamental para seu negócio.
O herdeiro do império Stark se destaca também pelo apreço que tem pela estratégia. Nunca dá um passo não calculado. Sua força não está somente na armadura, mas na capacidade de avaliar cenários e traçar maneiras de atingir seus objetivos da maneira mais eficiente.

Agente Carter: resiliência

A agente secreta Peggy Carter é minimizada diariamente pelos colegas e superiores homens pelo simples fato de ser mulher. Nunca lhe dão um grande caso e sugerem que se ocupe em funções "mais femininas", como a burocracia ou mesmo servir cafezinho nas reuniões de seus pares masculinos. No ambiente empreendedor, isso também é muito comum, e não só com mulheres: se você é jovem, acham que não tem experiência suficiente; se você é pobre, acham que não tem como prosperar; se não estudou nas melhores escolas, acham que é incompetente. A diferença entre os grandes empreendedores e os que não dão certo está na forma como encaram essas situações. Quem aceita e se resigna diante dessas barreiras, fracassa. Quem vai à luta e as enfrenta é que tem alguma chance de dar certo.

Hulk: aprendizado contínuo

Bruce Banner tem um problema sério e precisa conviver com ele: a fúria. Quando o verdão se manifesta ele vira o Hulk, é um Deus nos acuda. Com o passar do tempo, no entanto, ele vai aprendendo a controlar sua raiva e passa a usá-la a seu favor. Aqui, o exemplo é o do aprendizado contínuo. Assim como Banner, você deve manter-se sempre em busca do aperfeiçoamento. Principalmente num cenário em que os mercados são cada vez mais fluidos e mudam de instante em instante. Aprender sempre: esta é uma obrigação de quem resolve empreender.
Quais outros heróis você acha que deixam lições para empreendedores? Deixe seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...