Pular para o conteúdo principal

Empreendedor precisa de dinheiro e youtuber, de paciência

Bloomberg
Logo do YouTube
Youtuber: uma das carreiras mais bem pagas do mundo, a profissão de youtuber já é tendência entre os jovens

Por:  Clara Cerioni, de EXAME.com

São Paulo - Há dez anos era impensável abrir um negócio de sucesso e ficar milionário com o YouTube. Hoje, essa atividade já é uma das mais bem pagas e o sonho de carreira para muitos.

No Brasil não é diferente. O país, considerado o sexto maior consumidor de vídeos online, segundo dados da ComScore de 2015, concentra alguns dos youtubers mais bem pagos do mundo.

No topo da lista das maiores celebridades brasileiras da plataforma digital está o canal do Whindersson Nunes. Com mais de dez milhões de inscritos, o nordestino foi eleito o segundo maior youtuber do mundo e tem uma receita anual de até US$ 2,9 mi, que não para de crescer.

O segredo para tanto sucesso? Trabalhar duro, com seriedade e responsabilidade.

“YouTube é uma profissão como outra qualquer. É preciso sim trabalhar 8h por dia, focar na produção relevante de conteúdo e encarar isso tudo com muita seriedade”, explica Greta Paz, diretora da MPQuatro, empresa especializada em produção de conteúdo e estratégia para YouTube.

Além disso, é imprescindível fazer um estudo detalhado da plataforma. “É preciso conhecer as regras do YouTube, entender os algoritmos, e saber de trás para frente o manual de boas práticas da plataforma. Só assim você saberá quais são as regras do jogo e como você deve jogá-lo”, diz Vitor Knijnik, fundador da rede Snack, produtora especializada em canais do YouTube.

Investimento

Uma das diferenças entre empreender e criar um canal na rede social é o investimento.

Para abrir uma empresa é preciso ter dinheiro, capital de giro e reserva para esperar o negócio dar retorno, já no YouTube é necessário apenas ter paciência.

"O grande investimento é o tempo. Um canal começa a dar frutos depois de um ano, de acordo com os minutos assistidos e o material produzido. Recomenda-se dois vídeos por semana feitos com uma câmera aceitável e que se trate de um assunto pertinente", esclarece Knijnik.

É tudo patrocínio

A grande dúvida de quem entra nesse mercado é saber de onde virá o retorno financeiro. A resposta é fácil (mas não simples): patrocínio.

As marcas, cada dia mais, têm tomado consciência da influência dos formadores de opinião e encontraram nos youtubers a chance de dar visibilidade ao seu produto sem ter aquela cara de propaganda.

“Uma tendência que tem se consolidado nesse mercado é a aproximação de marcas com pessoas reais, que falam de problemas cotidianos e muitas vezes abordam temas sociais em seus vídeos”, diz Paz.

Para a youtuber Maira Medeiros, do canal Nunca Te Pedi Nada, o grande desafio é conquistar essas marcas. "É compreensível que um canal novo não receba um grande investimento publicitário. Essa profissão é nova e as empresas ainda têm um pouco de medo e receio de arriscar com novos nomes e novas pessoas. Mas estamos no caminho certo".

Youtubers: os atores de novela da vida real

Um dos principais motivos para o sucesso inexplicável de canais do YouTube é a proximidade e a identificação com o público.

Maira Medeiros explica que os adolescentes se identificam com os vlogueiros, principalmente pela acessibilidade. "Eles pegam o amor platônico por ídolos inalcançáveis e direcionam para gente, que muitas vezes moramos até na mesma cidade que nossos fãs. Fazem isso porque sabem que eles mesmos poderiam estar nesse lugar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me