Bruno Nardon, diretor da Kanui, é um dos que não deixou a crise derrubar o resultado de sua empresa
Por Bruno Vieira Feijó
Não fazer nada é a atitude mais arriscada que um profissional pode
ter em resposta às incertezas que acompanham a atual crise econômica.
Mesmo em meio a um cenário de pressão por resultados e corte de custos,
os líderes e suas equipes precisam ser criativos para tirar ideias do
papel, sustentar a rentabilidade e preservar o caixa de suas empresas.
Em
matérias que serão publicadas nos próximos dias, VOCÊ S/A apresenta
cinco executivos que tomaram iniciativas – defensivas e ofensivas – para
enfrentar os obstáculos no ambiente de trabalho. O recado que eles
transmitem é que a crise não pode ser usada como desculpa para deixar de
entregar resultados ou paralisar a tomada de decisões importantes. O
olhar crítico e as estratégias adotadas por esses profissionais podem
ser aplicados a qualquer empreendimento que busque eficiência para abrir
vantagem em relação à concorrência. O primeiro executivo da sequência
você confere a seguir.
“Diminuímos os custos com estoque”
Manter
um grande estoque parado significa prejuízo para as empresas. “Ele
também gera custos de espaço, manutenção, manuseio e o risco de avarias.
Se for possível eliminar todas essas questões, o alívio no capital de
giro é enorme”, afirma o engenheiro paulistano de 30 anos Bruno Nardon,
diretor de marketing e tecnologia da Kanui, loja online de artigos
esportivos.
Por isso, o plano traçado por ele à
frente de uma das maiores operações de e-commerce do país é o avanço do
marketplace da Kanui. Na prática, isso significa a venda de produtos de
terceiros no site da marca. Enquanto o parceiro comercial se beneficia
do marketing e da infraestrutura tecnológica da página da Kanui, o site
fica com uma porcentagem sobre as vendas que varia entre 10% e 30%.
O
serviço permite à Kanui ampliar agressivamente a oferta de produtos
disponíveis no seu ambiente online sem investir em estoque. Quem fica
responsável pelo armazenamento e entrega das mercadorias é o parceiro.
Com menos de dois anos de operação, a Kanui já lista mais de 1 000
lojistas parceiros, que ofertam em torno de 80 000 produtos. Isso
representa cerca de 60% do catálogo atual da Kanui. “Trabalhamos com
pequenos e médios lojistas, até grandes marcas como Ray-ban, Victorinox e
Hurley”, diz Bruno.
Esta
matéria faz parte de uma reportagem publicada originalmente na edição
215 da revista Você S/A com o título "A ordem é não ficar parado"
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