Pular para o conteúdo principal

Inteligência Emocional: três dicas matadoras para manter relacionamentos saudáveis


 
dollarphotoclub_65991195-1200x900
A inteligência emocional vem sendo cada vez mais utilizada para vários fins, esse texto vai se conter em abordar a questão dos relacionamentos sadios, digo isso porque dentro dos relacionamentos existem também vários outros tipos de relacionamentos que não vão ser o foco deste texto.
Dito isto, podemos nos debruçar no tema proposto, um indivíduo com inteligência emocional ou com maturidade emocional (que a forma antiga de tratar o tema), é aquele indivíduo que busca não um relacionamento por si só, mas sim um relacionamento com propósito que vai além de fazer sexo, sair para baladas, enfim, estar com uma pessoa.
Esse indivíduo busca em um relacionamento, fazer sexo sim, mas aquele sexo que é gerado por uma química que não se consegue explicar ou podemos dizer sexo com amor, sair para as baladas sim, mas compartilhar momentos juntos com uma pessoa que seja cúmplice, no bom sentido, de suas ações e que além disso esteja disposta encarar uma vida com muito mais sentido.
Mas como se manter em um relacionamento assim? Para isso trouxe aqui três dicas de como manter um relacionamento saudável utilizando a Inteligência Emocional.

1. Esteja sempre no momento presente

Talvez seja a dica mais importante; em um relacionamento se pressupõe no mínimo duas pessoas e sendo um relacionamento é preciso estar sempre presente, pois existem relacionamentos em que os problemas da empresa do trabalho ou outros tiram as pessoas do momento presente e elas ficam envolvidas em situações que aconteceram ou imaginando situações que poderão acontecer e ai o tempo passa e vivemos os problemas ao invés de viver os relacionamentos. Isso quer dizer que quando estiver no trabalho esteja presente, quando estiver em casa esteja presente, estar presente nestes momentos significa buscar as emoções de estar naquele local, por exemplo, quando estiver com a família viva ou reviva as emoções de estar junto com pessoas que te quer bem, assim você estará presente em todos os momentos, pois quando se busca as emoções para viver um momento nada passa despercebido.

2. Pressões são desnecessárias em um relacionamento

Quando estamos em um relacionamento se faz totalmente desnecessário qualquer tipo de pressão, afinal se está junto por livre e espontânea vontade e não o contrário, assim utilize novamente suas emoções para confiar no outro(a) e buscar nas emoções do outro(a) essa segurança que tanto se deseja em um relacionamento.
É comum se ouvir nos meios de comunicação, em novelas, programas de Tv, a tentativa de implantar crenças negativas na cabeça das pessoas, a crença de que o amor é cego ou o preço da certeza é a dúvida e outras mais, mas quem utiliza a inteligência emocional não cai nessas crenças negativas, pois jamais o amor vai ser cego, além de ver, também sente quando há verdade em um relacionamento, então sinta e veja o amor em um relacionamento, assim as pressões se tornam desnecessárias.

3. Querer estar só não é o mesmo que estar só

Em um relacionamento é comum ouvir que é necessário se dar um tempo, mas o próprio tempo é atemporal, ou seja o amanhã pode acontecer hoje e ontem pode retornar amanhã, explico: em nossas vidas é fácil nos pegarmos revivendo momentos já vividos isso quer dizer que estamos sentindo novamente o que sentimos naquele momento, ou imaginando como seriam alguns momentos futuros, como nosso cérebro não separa ou distingue o que é real do que não é real, isso quer dizer que quando imaginamos algo seja no passado ou futuro quer dizer que estamos vivendo no presente aquele momento, assim o tempo se torna apenas um detalhe ou criação humana para que o cérebro tenha um norte quando buscar determinadas emoções, mas se tratando de emoções isso é desnecessário porque bata buscar dentro de nós o sentimento que se deseja que as lembranças associadas a ele virão a tona.
Dito isso, quando o companheiro(a) pede para ficar só é preciso respeitar e entender que todos precisamos estar só em alguns momentos, somente quando estamos só conseguimos ver e sentir de forma mais clara alguns sentimentos e emoções presentes no relacionamento, então dê um tempo para seu parceiro ou sua parceira, vai fazer bem para os dois.

 Texto publicado originalmente no RHPortal, por Airton Tomaz Pereira.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…