Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva em 5 passos para um ano novo de conquistas


Retrospectiva em 5 passos para um ano novo de conquistas

Muito comum na mídia em geral, as retrospectivas ajudam a relembrar fatos marcantes que viraram notícias. Mas que tal, neste fim de ano, fazer uma retrospectiva diferente, com foco em aprendizados e conquistas da vida pessoal e profissional? Mais do que relembrar as fotos mais curtidas do Facebook ou o artigo melhor compartilhado do Linkedin, você poderá tirar lições e sentir orgulho do que conseguiu alcançar.
A professora Vivian Rio Stella, sócia-diretora da VRS Cursos, Palestras e Coaching, dá o passo a passo.
1. Separe uma folha de papel ou abra um arquivo novo no Excel. Elabore uma tabela com 13 colunas e seis linhas
2. Na primeira coluna, escreva “Aprendizados e Realizações”. Nas outras colunas, insira individualmente os meses do ano, de janeiro a dezembro.
3. Nas seis linhas da primeira coluna, escreva em cada uma delas:
a. experiência mais marcante
b. pessoa com quem compartilhou essa experiência
c. principal problema enfrentado
d. principal aprendizado
e. habilidade que poderia desenvolver a partir do que passou
f. lições que pode tirar para o futuro
4. Agora que já pensou bastante e a tabela está pronta, preencha cada item em cada mês do ano. Se houver mais de uma experiência marcante, escolha a que mais mexeu com você, positiva ou negativamente. Se em algum mês não houver o que escrever, deixe em branco e, em outro momento, pense a respeito e tente lembrar de algo para incluir na tabela.
5. Com tudo preenchido, faça um balanço do que conseguiu alcançar e pense sobre o que não quer mais que ocorra no próximo ano, que habilidades pode dedicar-se a desenvolver (e como) e que lições são as mais importantes para que o ciclo que chega seja mais positivo e estimulante do que o que passou.
E que venha 2017, com gás total e muitas conquistas!
 Texto publicado originalmente no RHPortal, por Wesley Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…