A
motivação dos colaboradores exige novas práticas de aprendizagem e
desenvolvimento pessoal de forma a alavancar o vinculo físico e
emocional dos colaboradores à organização. A gestão de talentos exige
capacidade de envolver os “egos” de cada colaborador e o seu alinhamento
com o “ecossistema” da organização, procurando uma partilha da visão,
missão, oportunidades de crescimento para o futuro. Neste sentido, é
fundamental criatividade e inovação constantes procurando desafiar
continuamente as “zonas de conforto” através de desafios contantes da
criação da diferença positiva.
A transformação dos conhecimentos e competências dos colaboradores em habilidades diferenciadoras e potenciadoras da diferença distintiva do todo organizacional exige alinhamento, envolvimento e compromisso com o todo organizacional.
Alguns dos desafios constantes das organizações passam por construir uma cultura organizacional forte e enraizada, de forma continuada, em valores humanos, normas e ideais de transparência, colaboração e demonstração prática constante através da comunicação interna bidirecional e assertiva transversal a toda a organização. A cultura organizacional influencia e é influenciada pelos seus líderes e por todos os colaboradores, pois a interação é algo inerente à organização.
Outros fatores fundamentais na gestão da comunicação eficiente nas organizações assentam na coerente gestão do elogio, na liderança e sua adaptabilidade às circunstâncias, na superação dos obstáculos, na resiliência, na gestão emocional das equipas e na equidade constante das competências pessoais aos desafios organizacionais.
A verdadeira liderança nas organizações assenta na observação, interpretação e ajustamento constante dos produtos e serviços às expetativas e desejos de todos os stakeholders, desenvolvendo uma estratégia consertada assente na criatividade e inovação contínuas de forma congruente com os objetivos globais da organização.
A transformação dos conhecimentos e competências dos colaboradores em habilidades diferenciadoras e potenciadoras da diferença distintiva do todo organizacional exige alinhamento, envolvimento e compromisso com o todo organizacional.
Alguns dos desafios constantes das organizações passam por construir uma cultura organizacional forte e enraizada, de forma continuada, em valores humanos, normas e ideais de transparência, colaboração e demonstração prática constante através da comunicação interna bidirecional e assertiva transversal a toda a organização. A cultura organizacional influencia e é influenciada pelos seus líderes e por todos os colaboradores, pois a interação é algo inerente à organização.
Outros fatores fundamentais na gestão da comunicação eficiente nas organizações assentam na coerente gestão do elogio, na liderança e sua adaptabilidade às circunstâncias, na superação dos obstáculos, na resiliência, na gestão emocional das equipas e na equidade constante das competências pessoais aos desafios organizacionais.
A verdadeira liderança nas organizações assenta na observação, interpretação e ajustamento constante dos produtos e serviços às expetativas e desejos de todos os stakeholders, desenvolvendo uma estratégia consertada assente na criatividade e inovação contínuas de forma congruente com os objetivos globais da organização.
Por: Manuel Sousa Pereira - RHPortal
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