Pular para o conteúdo principal

3,2,1 …. Gravando Vídeo Entrevista e agora?!

Hoje os processos seletivos estão se reinventando ou melhor desenhando formas diferentes para avaliação. E muito provavelmente, você já tenha se deparado com a temida vídeo entrevista…
Além do leve desespero e/ou susto inicial, vem sempre aquela pergunta:
– O que posso fazer para ter uma vídeo arrasadora? O que eles esperam… Como posso fazer? Será que ficou bom, acho que é melhor regravar?
natalie-portman-black-swan-crying
Calma, os seus problemas acabaram (ou pelo menos tentaremos diminuir, ok) ! Vem conferir algumas dicas e cuidados que você deve ter ao gravar:

Áudio

vídeo entrevista
Sim… os recrutadores querem e precisam te ouvir em alto e bom tom, a SUA VOZ (tá, não precisa ser alto mas em um volume suficiente para te ouvir bem) rsrs. Nada de voz de mafioso ou proteção de vítima do Linha Direta, sim às vezes o áudio fica configurado dessa forma. Ah e o famoso sussurrando com medo dos pais chegarem.
Sua voz é linda, deixe as pessoas conhecerem, no caso, os recrutadores!

Ambiente

Huum, ambiente porquê?!
dog
Pode parecer que não, mas conta muito!
Não precisa ser num escritório mega sofisticado, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.
Dê uma olhadinha no que montamos:
– Iluminação: Queremos te VER e um ambiente muito escuro ou com a luz saturada pode te prejudicar, pois não nos deixa te conhecer (e esse é o principal objetivo da vídeo) então, MOSTRE-SE de forma clara e clean.
– Lugar: Dependendo do quão formal é a empresa não dá para fazer a vídeo entrevista sentado na cama descalço, ou no intervalo da faculdade com muito ruído, ou em casa com os pais entrando na hora da gravação da resposta… Isso atrapalha a todos, vocês na elaboração das respostas e nós na avaliação. Por isso tome cuidado na escolha do local!

Conteúdo das respostas

angry-person
É normal o nervosismo bater à porta e dar aquele branco ou escorregada na resposta, mas cuidado. Nessas horas o ideal é respirar e retomar de onde parou. Procure ser objetivo, racional (trazendo início, meio e fim) e coerente.
Nada de tentar encher linguiça… na faculdade talvez ajude, mas em uma avaliação não! E nada de pular etapas para tentar ser rápido, traga a resolução de forma completa. Queremos entender o que aconteceu e resposta completa.
Outro ponto de suma importância é saber a maneira correta que se pronuncia o nome da empresa que você está participando do processo. Imagina alguém falando com você com o seu nome da forma errada…
BEMMMMM, em suma queremos te apenas de conhecer e saber um pouquinho mais da pessoa que é. Então não a nada a temer mesmo que o friozinho na barriga apareça (e olha a galera que vai assistir nem vai perceber) e ARRASA!
– Esse texto foi escrito por Michele Cheilan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

A ética nossa de cada dia

Parte da matriz profissional, a ética garante uma carreira sólida e bem sucedidaA ética profissional faz parte da vida de muitos trabalhadores, afinal, para se construir uma carreira duradoura, é necessário manter uma conduta louvável, fundamentada em princípios e valores éticos e morais. Considerada como o ato de cumprir suas obrigações de sua área profissional sem violar nenhum princípio, a ética profissional, segundo Madalena Feliciano,  CEO do Instituto Profissional de Coaching, deve ser cercada por valores como:
A honestidade e integridade – “sempre buscar fazer seu trabalho de maneira honesta, prezando sua credibilidade”.O sigilo e o respeito – “respeitar o cliente, o colega de trabalho. Não tirar vantagens de situações, não firmar compromissos que não pode cumprir, etc.”, exemplifica Madalena.A contribuição social – “todo trabalho pode trazer uma contribuição para a sociedade. O de coaching, por exemplo, tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas”, ressalta.…

Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional. Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista. No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critér…