Pular para o conteúdo principal

10 dicas para não “congelar” sua carreira na crise

Não quer que sua carreira entre na geladeira, enquanto a crise não passa? Confira as dicas de Sofia Esteves, do Grupo DMRH

Sabemos que em tempos de crise tudo anda a passos mais lentos, mas isso não significa que sua carreira tem que parar no tempo e esperar por dias – muito! – melhores para evoluir, afinal de contas, você está aí, diariamente, dando o melhor de si no que faz. Certo?
Para te ajudar a não deixar que sua carreira entre na geladeira, enquanto a crise não passa, vou listar 10 dicas que podem te levar para o próximo nível. Vamos lá?
  1.  Em primeiro lugar é importante mostrar ao seu chefe a real complexidade de cada projeto e atividade que você executa. Se não fizer isso, as chances de você ser reconhecido, ter um aumento de salário ou ser promovido podem ficar mais restritas.
  2.  Ouça atentamente os feedbacks que recebe. É comum que alguns adotem uma postura defensiva ou negativa ao receber um feedback, mas vale lembrar que o objetivo dele é ser um meio para avaliar os pontos fortes e “a desenvolver” de um profissional. Faz parte do processo de desenvolvimento e, por isso, o saldo deverá ser sempre positivo.
  3.  Toda decisão profissional deve ser analisada e realizada de acordo com um plano de carreira. Pedir demissão só porque não concorda com o estilo de gestão do chefe ou aceitar a proposta de outra empresa só porque a remuneração é mais alta, entre outras atitudes impulsivas, podem desviar você dos seus objetivos profissionais.
  4.  Se você é aquele que sempre reclama de tudo, é melhor rever sua postura profissional. Este comportamento pode não ser positivo para o seu relacionamento com os colegas de trabalho e para o seu crescimento na carreira.
  5.  Dizer que está sempre ocupado, achar que só você está “sobrecarregado” de trabalho e não ser disponível para ajudar seus colegas não é bom para sua imagem profissional. Saber trabalhar em equipe é atualmente uma das competências mais requisitadas pelas empresas. Ser gentil e estar disposto a contribuir é sempre muito bom. Mas isso de maneira genuína, não atuando.
  6.  Alguns profissionais têm receio de discordar do chefe. Não é proibido expressar uma opinião diferente ou oposta, desde que bem argumentada e coerente. Pelo contrário, pode ser que sua ideia seja mais assertiva e traga mais resultados para a empresa – e você ganhe pontos com ela.
  7.  Os erros fazem (e devem fazer) parte de uma trajetória de carreira. O ideal é que os profissionais saibam admitir seus erros, percebam que lidar com eles é uma capacidade individual de aprendizado e sugiram soluções ao chefe diante do ocorrido.
  8.  Se você se comprometeu a executar um projeto ou atividade e, por qualquer motivo, não conseguirá entregá-lo no prazo, é melhor avisar o quanto antes. Se não avisar, pode ser que não te envolvam em futuros projetos.
  9.  Os profissionais que aceitam mudanças de rota com mais facilidade costumam ser bem vistos pelas companhias e, muitas vezes, podem até ser convidados para participar de futuros projetos piloto ou a fazer parte de comitês para buscar melhorias.
  10.  Mantenha-se informado para ser capaz de compreender, traçar e prever cenários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...