Algum dia, em determinado momento profissional da sua vida, você sonhou trabalhar em uma empresa em que não existissem chefes? Se sim, saiba que essa já é uma realidade em várias organizações. Hoje, algumas empresas trabalham no chamado modelo de gestão horizontal, que é caracterizado, justamente, por não possuir hierarquia.
Na
gestão horizontal, não há relação de poder, chefes ou pessoas com
ascensão sobre outras. Para que o trabalho seja desenvolvido, as
decisões são tomadas coletivamente.
A
tendência é que esse estilo de gestão seja implementado cada vez mais,
já que há um encontro entre esse modelo e as características valorizadas
pela geração que
está ingressando no mercado de trabalho: inovação, desenvolvimento a
partir da troca e de equipes colaborativas, autonomia, meritocracia,
flexibilidade de horários etc. Esse encontro facilita na atração e
retenção de talentos, um dos grandes desafios das organizações hoje (e
no futuro).
O
dia a dia dessas empresas funciona por meio de grupos de trabalho,
projetos e desafios. Isso significa que, por muitas vezes, o colaborador
pode tocar projetos como se fosse, de fato, dono do seu próprio
negócio.
Embora
em um primeiro momento possa parecer um sonho trabalhar em um lugar
assim, será que o seu perfil profissional se adequa a esse modelo de
gestão?
A
primeira pergunta que você deve se fazer é: eu desejo me destacar dos
demais e gostaria de conquistar posições de liderança? Se a sua resposta
foi sim, então, saiba que trabalhar em uma empresa com gestão
horizontal poderia deixá-lo, no médio prazo, desmotivado.
Além
de não almejar cargos e promoções, trabalhar em uma empresa de gestão
horizontal exige do profissional a absoluta administração de seu tempo,
afinal, não haverá um gestor cobrando “tarefas”. Mas, em algum momento,
você poderá ser solicitado a entregar atividades e resultados por
diversos times, ao mesmo tempo. E essa característica já demanda mais
uma habilidade: saber trabalhar em equipe. Nesse modelo de gestão ser
colaborativo é imprescindível.
Trabalhar
em uma empresa que não possui um chefe também vai exigir de você
proatividade, criatividade – para transformar um problema em
oportunidade – e pensamento estratégico, afinal, são as suas ações e a
dos demais que irão impactar no futuro da empresa.
Avaliar
todas essas características e conhecer muito bem a si mesmo (quem você
é, o que te mobiliza e o que te desmotiva) é muito importante para
decidir se uma oportunidade em uma organização como essa é para você.
Essa análise fará toda a diferença em seu caminho profissional. Pense
nisso!
Sofia Esteves é fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH
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