Pular para o conteúdo principal

Quer alavancar seu desempenho? Escolha bem quem senta ao seu lado

Novo estudo indica que os seus companheiros de baia têm impacto significativo sobre a produtividade, eficácia e qualidade das suas entregas

São Paulo — Para trabalhar mais e melhor, muita gente aposta em recursos tão diversos quanto técnicas de meditação e apps que impulsionam a produtividade. Mas existe uma solução muito mais simples e barata pra alavancar o seu rendimento: sentar-se perto de alguém mais eficiente do que você.
Essa é a conclusão de um estudo de Jason Corsello, diretor da empresa de tecnologia Cornerstone OnDemand, e Dylan Minor, professor da Kellogg School of Management, divulgado recentemente pelo site da Harvard Business Review.
 Os pesquisadores analisaram o desempenho de 2 mil profissionais de uma mesma empresa ao longo de dois anos. Sua descoberta foi a de que os companheiros de baia têm impacto significativo sobre a produtividade e a qualidade das entregas de um funcionário.
Substituir um profissional mediano por outro duas vezes mais produtivo aumenta em cerca de 10% a eficiência dos colegas que sentam perto dele.
Opostos que se completamPara aferir melhor o poder dessa variável, os pesquisadores dividiram os trabalhadores em três categorias: produtivos (completam as tarefas rapidamente, mas com baixa qualidade), qualitativos (têm entregas de alto nível, mas trabalham devagar) e generalistas (apresentam velocidade e qualidade em grau mediano).
O experimento demonstrou que a configuração ideal do escritório deixa trabalhadores produtivos e qualitativos lado a lado.
Um ajuda o outro a contornar sua fraqueza: o qualitativo tenta trabalhar tão rápido quanto o produtivo, e o produtivo se esforça para entregar resultados tão bons quanto os do qualitativo.
A aproximação desses dois perfis complementares trouxe para a equipe um aumento de 13% em produtividade e um crescimento de 17% em eficácia na resolução de tarefas.
Um detalhe interessante é que, do ponto de vista de um produtivo, de nada adianta se sentar ao lado de outro produtivo para alavancar ainda mais a sua rapidez para entregar resultados.
“Trabalhadores que já eram fortes em algum aspecto (qualidade ou velocidade) não se mostraram sensíveis à influência de um companheiro nesse mesmo aspecto”, escrevem os pesquisadores na HBR.
Em outras palavras, você só será sensível à “contaminação” de um colega se ele tiver uma força que você ainda não tem. Usar o truque dos lugares não vai incrementar ainda mais a produtividade de alguém que já é produtivo.
Causas e consequênciasDe acordo com os pesquisadores, é impossível determinar com precisão o motivo desse fenômeno. Porém, eles descartam hipótese de que um profissional “aprende” com o outro — esse processo demandaria muito tempo, e o efeito observado no experimento foi imediato.
O mais provável, dizem eles, é que sentar-se ao lado de um profissional de alto desempenho provoca uma combinação de inspiração e/ou pressão social para imitá-lo.
Quaisquer que sejam as razões, as consequências valem a pena. Segundo Corsello e Minor, a estratégia pode render cerca de 1 milhão de dólares em lucros anuais para uma empresa de 2 mil funcionários. Tudo isso sem investir nenhum centavo a mais — basta contar com um bom mapa de assentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...