Qualquer profissional especialista em alguma área pode se tornar um infoprodutor, lançando cursos ou treinamentos que ensinem as pessoas a realizarem algo novo
Mesmo
no mercado digital, poucos sabem e entendem realmente quem são os
infoprodutores. É fácil de compreender: são profissionais das mais
diversas áreas e segmentos que utilizam plataformas na internet para
ensinar aquilo que sabem ao público. Geralmente, os infoprodutos são
cursos online em formato de vídeo, mas podem ser apresentados em forma
de textos e e-books, portais com conteúdo variado, formato de podcast, e
o que for possível.
Sabendo
disso, podemos estabelecer algumas verdades interessantes sobre os
infoprodutores. Primeiro, são oportunidades de carreira para muitos
profissionais especialistas em alguma área que podem se lançar como
empreendedores digitais.
Depois,
é importante citar que, diante da necessidade de atualização constante
no mercado de trabalho, os infoprodutos funcionam como cursos livres
acessíveis às pessoas, formando assim um mercado ainda mais promissor.
E
não podemos deixar de citar a importância do ambiente online para
ampliar o público potencial de um infoprodutor, garantindo assim um
crescimento sustentável. Por exemplo: um especialista em escrita
criativa que vive em uma cidade de 500 mil habitantes talvez não consiga
muitos alunos em uma escola física, mas a plataforma online não terá
limites geográficos.
O que podemos aprender com os infoprodutores
Para
entender um pouco mais sobre os infoprodutores e aprender com eles,
analise algumas práticas muito comuns entre os principais nomes do
mercado, e que podem ser aplicadas por qualquer empresário ou
empreendedor.
Ensinar antes de vender:
os infoprodutores investem pesadamente em marketing de conteúdo. Antes
de oferecer um curso ou treinamento pago, eles entregam informações de
qualidade e conquistam o público com mensagens que agregam valor. Isso
também constrói autoridade, o que é necessário para fazer boas vendas. E
essa prática funciona para qualquer empresa.
Gerenciamento de leads:
outra prática que funciona para muitas empresas mas ainda parece ter
atenção somente no marketing digital é o gerenciamento de leads – o
e-mail dos contatos de clientes ou pessoas interessadas. Cada
interessado no produto pode oferecer seu e-mail ao baixar um material,
por exemplo, e a partir disso é possível interagir com ele por meio de
conteúdos entregues via e-mail. Esse tipo de estratégia pode ser
realizado por qualquer tipo de empresa.
Funil de relacionamento:
a partir do momento em que se coleta e-mails, é necessário criar um
funil de relacionamento que automatiza o envio de e-mails aos potenciais
clientes conforme o momento em que eles estão. Isso significa que
haverá uma sequência de e-mails totalmente programada com disparos
progressivos para que o lead possa receber novidades sobre o seu produto
e se sentir mais seguro naquilo que ele possa estar adquirindo.
Afiliados:
no mercado dos infoprodutores, os afiliados são muito comuns. Eles são
outros empreendedores digitais que possuem um público-alvo em comum e
que podem efetuar a venda de um produto, recebendo uma comissão por
isso. Existem ferramentas simples que permitem rastrear a origem da
compra e calcular quanto o afiliado deve receber. Com criatividade,
qualquer empresa pode se utilizar destas estratégias.
Escalabilidade:
após gravar um curso ou produzir o conteúdo necessário de um
infoproduto, o empreendedor pode escalar o produto. Ou seja, a
lucratividade será ainda maior, já que esse trabalho poderá ser poupado
nas próximas vendas: o trabalho ficará apenas na divulgação e no
atendimento. Se for acrescentado algum tipo de bônus ao produto, ele
poderá ser vendido por valores mais altos. Qualquer empresa pode escalar
seus produtos agregando valor a ele, o que aumenta sua lucratividade.
Sabendo
disso, é interessante notar como qualquer profissional, especialista em
alguma área ou segmento, pode se tornar um infoprodutor, lançando
cursos ou treinamentos que ensinem as pessoas a realizarem algo novo.
Com as ferramentas certas e estratégias bem realizadas, é possível
conquistar uma carreira de sucesso. Alerta de spoiler: ela não será
fácil, mas será muito gratificante.
* Este artigo é de autoria de Diego Carmona, CVO do leadlovers.
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