Pular para o conteúdo principal

9 comportamentos para se destacar em uma entrevista de emprego

Alinhar suas habilidades comportamentais às expectativas do recrutador, do gestor e da companhia é fundamental para o sucesso da entrevista e da carreira

Camila Devechi*
Alinhar expectativas com a empresa desde a hora da contratação é fundamental para o sucesso profissional | <i>Crédito: Pixabay
Alinhar expectativas com a empresa desde a hora da contratação é fundamental para o sucesso profissional |Crédito: Pixabay
São Paulo - Não há dúvidas de que o conhecimento técnico é essencial para o avanço em qualquer carreira. Porém, o sucesso dos profissionais, seja na contratação ou em qualquer momento da vida profissional, está cada vez mais relacionado ao alinhamento de suas habilidades comportamentais às expectativas do recrutador, do gestor e da companhia em questão. Reuni aqui alguns dos conselhos que costumo oferecer aos candidatos que entrevisto. Acredito que eles possam ser úteis para aqueles que buscam o primeiro emprego, desejam se recolocar ou querem se movimentar no mercado. Confira: 
 
1. Tenha um discurso coerente - Antes de entrar na sala de entrevista, tenha em mente os motivos relevantes que o fazem desejar a vaga em questão. Quanto mais claro, objetivo e coerente for o seu discurso, maiores serão as chances de a empresa querer te conhecer e avançar com você no processo.

2. Tenha em mente suas realizações – Muitas empresas requerem experiência prévia na função, então, é importante que o candidato mencione na entrevista os resultados obtidos por ele para as empresas por onde passou e de que maneira essa experiência pode agregar para a nova oportunidade.

3.  Preserve a imagem dos antigos empregadores - Nunca fale mal de seus gestores e empresa atual. Por mais críticos que sejam os seus motivos, seja cuidadoso ao relatar alguma situação desconfortável que você tenha passado ou que esteja enfrentando.

4. Crie empatia com o recrutador - Pesquise tudo sobre a empresa em questão. Quanto mais informações o candidato tiver, maiores serão as chances de estreitar relacionamento e ampliar a comunicação com o entrevistador.

5. Demonstre equilíbrio – Ansiedade em excesso costuma atrapalhar no momento da entrevista. Mantenha a tranquilidade, sem deixar de demonstrar interesse em novas oportunidades. Não se mostre desesperado! O ideal é o equilíbrio entre interesse e empolgação.

6. Não interrogue demais – Estar interessado e ser questionador em excesso são coisas diferentes. A empresa quer entender o quanto você é capaz de entregar e, claro, dará abertura para que exponha dúvidas sobre os processos. Porém, cuidado para que seu discurso não transpareça restrições ou preocupações desnecessárias.

7. Esteja seguro - É importante que o recrutador sinta que você deseja a oportunidade. Atenção aos detalhes: desde o aperto de mão inicial, não desviar o olhar durante a conversa e manter um clima positivo. A empresa precisa saber que você realmente quer trabalhar lá. Energia baixa, falta de empolgação e indecisão no processo não fará você ser o escolhido.

8.  Esteja certo do que quer – Utilizar uma nova oportunidade de trabalho apenas para conseguir uma contraproposta da empresa atual só vai fazer com que você feche as portas na nova companhia e estremeça o relacionamento com o atual e o futuro empregador.

9. Não minta – Qualquer informação inverídica detectada pelo recrutador certamente colocará em dúvida todos os dados verdadeiros do seu currículo. Diante de informações incoerentes, é comum que recrutadores consultem o mercado ou ainda seus antigos gestores e pares de equipe. 

* Camila Devechi é consultora de recrutamento da divisão de Engenharia da consultoria Robert Half

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A comunicação das abelhas

Vamos analisar a forma com que as abelhas se comunicam, associando-a a importância de uma linguagem clara e objetiva dentro de uma empresa?As abelhas possuem um sistema de comunicação bastante organizado e interessante: quando querem informar as companheiras sobre a localização de uma fonte de alimento, as campeiras – responsáveis por registrar a posição da fonte em relação a colmeia – usam o sistema da dança, que difere em relação a distância da localização. Em uma empresa, a comunicação – que, em nossa espécie, ocorre através da linguagem – precisa ser de natureza clara e eficiente seja qual o setor de atuação, direcionando o trabalho ao alvo definido pela corporação. Digamos, em comparação, que este alvo seria a fonte de alimento e, a equipe, o grupo de abelhas: todas caminhando na mesma direção, sob uma liderança que almeja o sucesso profissional e se comunica através dessa linguagem objetiva. Pensando em aprimorar a comunicação de uma empresa – entre setores, funcionários e como in…

Os pilares da confiança no trabalho e como construí-los

A confiança é um dos princípios fundamentais da construção de relacionamentos. Ela, contudo, não acontece de um dia para outro, exige o que a pessoa tem de melhor, se desenvolvendo aos poucos. Ela precisa ser conquistada com nossas ações e comportamentos.

Assim como na vida pessoal, relacionamentos profissionais também dependem dela para se manterem saudáveis. “Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras, superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhora da comunicação”.

Mas quais são os pilares da relação de confiança no ambiente profissional? Confira e veja ainda quais os passos para construir um relacionamento baseado na confiança:

Honestidade, integridade e coerência
“Não posso dizer confie em mim, mas por meio destes três aspectos eu estabeleço o vínculo de confiança”. Para que um indivíduo confie em alguém e se comprometa com ele é preciso acreditar nele. “Perceber que é ve…

Esta é a prova de que postar no LinkedIn pode deixá-lo “famoso”

LinkedIn acaba de divulgar ranking inédito no Brasil com os usuários cujos textos tiveram mais repercussão neste ano PorCamila Pati LinkedIn: 12 mil novos artigos em português toda semana (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero) São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, oLinkedInacaba de divulgar uma lista inédita por aqui:a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano. OrankingTop Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente narede socialprofissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores. “Qualquer usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”, diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri. De acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor da Tawill Comunicação, foi, entre…