Pular para o conteúdo principal

Sites ensinam a consertar produtos quebrados

Saiba como reparar, sozinho, veículos, eletrônicos e outras coisas da casa

Por Anna Carolina Rodrigues
Faça você mesmo: sites podem ajudar a consertar produtos quebrados | <i>Crédito: Divulgação
Faça você mesmo: sites podem ajudar a consertar produtos quebrados | Crédito: Divulgação
Comprar produtos novos toda vez que algo quebra não é algo mais tão acessível como antes. Reparar tem então se tornado uma solução para este problema. Confira a seguir sites e aplicativos que podem ajudá-lo a consertar ou a encontrar um especialista no assunto. 

Veículos 

1. Chave Quinze (chavequinze.com): além de conteúdo e  entrevistas, o site traz toda semana algum vídeo tutorial sobre reparos e manutenção de bicicletas que vão desde como recolocar uma corrente solta e ajustar a altura do selim até instalar pedais e regular a marcha.

2. Bike Repair (em inglês, pago) : esse aplicativo pode  salvá-lo em situações de emergência, como quando a bike enguiça no meio da rua. Basta indicar o problema para ter acesso a um guia ilustrado.

3. Carrorama (carrorama.net): um app em que é possível monitorar os gastos com o veículo, agendar lembretes de contas relacionadas a ele e também monitorar a manutenção. 

Serviços

1. Assistência Técnica (assistenciatecnicabrasil.com.br): o nome é autoexplicativo. Trata-se de um site que reúne contatos de assistências técnicas de diferentes marcas e estados do país.

2. GetNinjas (getninjas.com.br):  o buscador permite encontrar serviços de diversos tipos de profissionais em todo o país e – o mais legal – traz um comparativo de preços por região. 

Manuais 

1. Instructables (instructables.com): o foco do site é o faça você mesmo. Ele é dividido em diversas categorias e traz posts de usuários que ensinam a fazer coisas como transformar móveis antigos em novos. 

2. Wikihow (pt.wikihow.com): o site vai além de consertos e reparos e consiste em uma verdadeira enciclopédia viva que traz manuais para as pessoas fazerem de tudo.

Eletrônicos 
1. iFixit (pt.ifixit.com): um verdadeiro depositório de guias para consertar diversos tipos de aparelhos eletrônicos que inclui câmeras, Iphones e computadores. O lema do site é “Vamos consertar o mundo, aparelho por aparelho”.

2. FindUp (findup.com.br): o aplicativo desenvolvido por um pernambucano permite encontrar um técnico de computador mais próximo. 

Tutoriais 
1. A Casa que Minha Vó Queria (acasaqueaminhavoqueria.com): o blog inspirado na avó de uma das autoras traz diversas dicas bem explicadas sobre decoração, reciclagem e até marcenaria.

2. Escola de Costura (escoladecosturar.com.br) : vídeos tutoriais sobre, claro, costura. O site conta com material para iniciantes que querem aprender a pregar um botão. Mas há informações para pessoas com mais prática que buscam, por exemplo, fazer um molde de roupa.



Esta matéria foi publicada originalmente na edição 213 da revista Você S/A com o título "Faça você mesmo"

Você S/A | Edição 213 | Abril de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...