Pular para o conteúdo principal

Culturas influenciam no aprendizado pelo erro

Como países de diferentes partes do mundo lidam com os seus equívocos

Por Mariana Amaro
Países lidam de formas diferentes com os erros devido à cultura | <i>Crédito: Pixabay
Países lidam de formas diferentes com os erros devido à cultura | Crédito: Pixabay
A forma de lidar com o erro varia conforme a cultura. Veja como isso é visto em diferentes regiões do planeta:

Estados Unidos
Culturalmente, é um país mais aberto aos erros. “Existe um termo no vale do Silício para se referir àquelas pessoas que já foram à falência várias vezes, mas continuam tentando: empreendedores seriais”, diz Edsel Oliveira, fundador da Reach Out, consultoria de exportação.

Finlândia
Para desenvolver a cultura da aceitação dos erros, o governo entrou em cena. Os políticos criaram, em 2011, o dia nacional da falha, quando cidadãos e figuras públicas são convidados a compartilhar suas pisadas de bola com o resto do mundo a partir de depoimentos sobre os deslizes.

Alemanha
Eles acreditam que falha deve ser reconhecida e corrigida imediatamente. Um exemplo dessa postura ocorreu no final do ano passado, com a montadora Volkswagen. Na época, foram descobertas as fraudes nos motores a diesel. O presidente falou publicamente sobre o erro.

Brasil
O erro não é facilmente perdoável, mas o tal “jeitinho brasileiro” de improvisar soluções é aceito, inclusive nos negócios. “Existe pouca tolerância ao erro nas empresas brasileiras”, diz o consultor Rogério Chér. E completa: “o que é um problema porque só inova quem está disposto a arriscar e errar”.

Ásia
Os asiáticos têm mais dificuldades em lidar com isso e com a vergonha porque a cultura oriental é centrada na honra. “Os que erram são vistos quase com desprezo”, diz Edsel. Um ministro da agricultura se suicidou em 2007 depois que se provou seu envolvimento com corrupção.


Esta nota foi publicada originalmente na edição 211 da revista Você S/A dentro da matéria "Aprenda com seus erros" e com o título “Falha Planetária”

Você S/A | Edição 211 | Fevereiro de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...